quarta-feira, 26 de julho de 2017

Jeitinho suíço no Bar do Pacha

A fondue (assim mesmo no feminino) é uma especialidade da culinária suíça. Quando surgiu, ninguém sabe o certo. Mas quando a temperatura faz jus ao inverno, ela aparece em muitos dos restaurantes. Porque, só nessa época, eu não sei. Gosto da fondue, volta e meia estou fazendo. Não há nada mais gostoso do que reunir os amigos em torno de um fogareiro - ou panela especial-, e degustar, lentamente, uma fondue com um bom vinho. 
Dia desses fui ao Bar do Pachá onde essa gulodice é a estrela de segunda a quinta-feira. Feita em panela apropriada, um luxo. A panela é elétrica. O óleo é estabilizado na temperatura certa (no Bar do Pachá é utilizado óleo de coco). Nada esfumaçado, nem cheiro de gordura, o que macularia a elegância do prato e dos degustadores. 

Fui com o jornalista e produtor cultural, André Bezerra, que também adora este tipo de programa.
O chef e proprietário, Zico Garcez, comanda a casa com muita simpatia e animação. O ambiente acolhedor tem capacidade para 80 lugares; espaço para crianças e também uma biblioteca onde o cliente pode levar o livro, "depois devolve, se quiser", completa de forma despachada o chef Zico Garcez. Aquecedores e mantas charmosas à disposição dos clientes ajudam a espantar o frio.
A fondue tem o preço único por pessoa - R$ 75, come-se à vontade. A carne vem em pequenos pedaços, acompanha treze tipos de molhos especiais/caseiros, como de pimenta verde, agridoce de ameixa, ervas ao azeite, raiz forte, de alho, cebola caramelizada, entre outros. 

Porém, mesmo que a fondue seja a sugestão de segunda a quinta-feira, o cardápio normal da casa permanece. Destaque para o strogonof de camarão, considerado um melhores de Curitiba. 
Na série petiscos prove a carne de onça, pão com bolinho, e o bolinho de arroz. A carta de vinhos não é extensa, mas é compensada pela de cervejas. 

Bar do Pachá - Rua Claudio Manoel da Costa, 548 - Bom Retiro. Abre de segunda a sexta, a partir das 18hs; e sábado das 11h às 17hs. – Fotos Marian Guimarães

Nenhum comentário:

Postar um comentário