sexta-feira, 10 de maio de 2019

Um tributo à comida árabe


Na contracapa do cardápio um parágrafo diz tudo: “Baba Ghandour é um tributo à cultura libanesa. Cada uma das suas receitas foram passadas através de gerações, e preserva a tradição da familia”. Sim, é verdade.

Abdo Ghandour proprietário do restaurante é filho de libaneses. Conta que desde criança pensava em ter um restaurante árabe, ideia concretizada em setembro do ano passado. Na cozinha, sua mãe sra. Asma Gandour e sua irmã Maha Gandhour, preparam os pratos com receitas tradicionais libanesas. O menu se caracteriza pela riqueza dos produtos e temperos utilizados e que, em sua maioria, vem diretamente do Líbano.
No almoço, além do cardápio o restaurante oferece prato executivo. Entre eles está o “prato árabe quente” servido com uma esfiha de carne, quibe frito, mix de pastas, pão árabe assado na hora e uma opção de acompanhamento que pode ser arroz com lentilha, charuto de repolho ou arroz marroquino. Aqui optei pelo charuto de repolho. 

A primeira garfada foi no charuto de repolho e de imediato senti uma cozinha compromissada com autenticidade de sabores. Depois foi a vez do quibe, simplesmente perfeito com seu recheio de carne e nozes. O que dizer da esfiha de carne exalando aroma delicioso? Pense ainda no mix de pastas – hommus feito com grão-de-bico; babaganoush de berinjela assada, ambas temperadas com tahine e especiarias; e a coalhada. Só provando com aquele pão árabe que chega à mesa fumegando.

No menu a la carte sugestões como Falafel, Esfihas, Kafta, Mjadara, Arroz marroquino; encomendas para Shush Barak, |Mouloukheie, entre outros feitos de histórias que, entrelaçados, constroem autêntica cozinha libanesa.

E mais, no Baba Ghandour ninguém deve sonhar em dispensar a sobremesa. Boa indicação é Ataife, um crepe árabe recheado com nozes ou ricota, servido com calda quente.
A casa tem capacidade para 80 pessoas, distribuídas na área frontal e no salão interno. O andar superior é destinada a eventos fechados. Sua decoração é discreta. Música ambiente na altura correta ao som árabe. 





Baba Ghandour está localizado na Alameda Dr, Carlos de Carvalho, 1345. Abre para almoço de terça a sábado, das 11h30 às 14h30; jantar das 19hs as 23hs; Sábado, domingo e feriado das 12hs as 16hs. Reservas (41) 3082-0505. - Fotos  divulgação e Marian Guimarães.

Nenhum comentário:

Postar um comentário