terça-feira, 20 de novembro de 2018

“Tfádalo – A arte da culinária árabe”.



A essência da culinária árabe em todo o mundo, que expressa a união da família, o afeto ao outro, o acolhimento e a generosidade, está reunida nas páginas do livro “Tfádalo – A arte da culinária árabe”. A obra organizada pelo Conselho de Senhoras da Saben – Associação Árabe de Beneficência do Paraná, reunindo grande público, acaba de ser lançada no espaço Pop Up do Pátio Batel.
O belíssimo exemplar traz 168 receitas das famílias árabes que vivem em Curitiba, Foz do Iguaçu, Guarapuava, Paranaguá e Ponta Grossa.
São pratos testados e provados há anos por imigrantes e seus descendentes de primeira, segunda e terceira gerações. Mais do que ingredientes, modo de preparo e informações nutricionais, as autoras de algumas receitas compartilharam dicas pessoais e familiares, que vão desde pratos para acompanhamento até possibilidades de substituições de ingredientes. E como não poderiam faltar, dicas e segredos de família.

Do trivial aos pratos mais elaborados, uma experiência única e verdadeira com a cultura árabe por meio da comida. Mas para que esse conjunto de receitas chegasse ao público, foram necessários mais de dois anos de intenso trabalho e dedicação. “Como são receitas passadas de geração em geração, dentro das cozinhas das famílias árabes brasileiras, a maioria era preparada ‘a olho’ e muitas não estavam escritas. Para ter uma ideia, algumas foram entregues às organizadoras por áudio; outras, manuscritas”, explica Rached Hajar Traya, presidente da Saben.
Com diversos pratos vegetarianos e para pessoas com restrições alimentares, “Tfádalo – A arte da culinária árabe” traz combinações de entrada, prato principal e sobremesa que podem ajudar a organizar uma refeição especial e dar uma ideia dos costumes árabes a mesa.
Todas as receitas trazem nome em português, escrita e pronúncia em árabe, nome de sua autora, número de pessoas que servem ou o rendimento, tempo de preparo, grau de dificuldade, informações nutricionais, dicas e curiosidades. A consultoria nutricional é de Luciane Rinaldi Meyer e as fotos assinadas por Marianne Elizabeth Gerken Mousfi.

Amor à cultura e ao próximo
Promover a filantropia e a assistência à saúde e divulgar a cultura árabe em todo o Estado fazem parte da missão da Saben. Partindo disso, surgiu a ideia do livro de culinária árabe, que divulga a gastronomia, um dos principais pilares da cultura, promove a saúde e o bem-estar. “Além de compartilhar a culinária árabe, que além de saborosa é muito saudável, incentivamos a filantropia, pois toda a renda obtida com a venda do livro será revertida para obras assistenciais e sociais”, completa o dirigente da associação.

Tfádalo – A arte da culinária árabe” está disponível para compra pelo sitewww.saben.org.br e nas principais livrarias curitibanas. Mais informações podem ser obtidas via Whatsapp, (41) 99950 7818.

Nenhum comentário:

Postar um comentário