segunda-feira, 26 de novembro de 2018

Vinhos do Minho e do Douro


Antes ele ia atrás da notícia. Hoje, ele faz a notícia. Estou me referindo ao jornalista português Tony Smith, um dos sócios do grupo português Vinícola Lima Smith – Quinta de Covela na região do Minho; e Quinta da Boavista, Quinta das Tecedeiras e vinhos da Fundação Eça de Queiroz, na região do Douro. Recentemente esteve em Curitiba a convite da importadora Winebrands que recebeu seleto grupo de convidados no Restaurante Caliceti de Bolonha, para almoço de harmonização com os vinhos. Tony Smith esteve acompanhado de Camilo Lima, da Winebrands
A seleção foi com o vinhos Flor das Tecedeiras, Covela Rosé, Quinta das Tecedeiras Reserva, Boa-Vista Reserva e Quinta das Tecedeiras Porto Tawnay.
A cada vinho Tony Smith comentava sobre a elaboração. 
As boas-vindas teve início com o fantástico Flor das Tecedeiras, nome que me chamou atenção “tecedeiras”. Localizada na sub-região de São João da Pesqueira – margem esquerda do rio Douro -, Tony Smith explicou que Quinta das Tecedeiras se deve as freiras que dedicavam a tecelagem do linho no passado.
Flor das Tecedeiras, vinho branco de aroma jovem e intenso. Seu lado floral sobressai de imediato. Acidez fresca, mineral e persistente.
O Covela Rosé encantou pela bonita cor rosa e seu aroma delicado. Elaborado 100% com a uva Touriga Nacional, a principal do Douro, em boca é seco, com uma acidez bem equilibrada, final longo e elegante

Quinta das Tecedeiras Reserva uma grande surpresa. Elaborado com a Touriga Nacional, Touriga Franca, Tinta Roriz, Tinta Barroca, Tinta Amarela e tinta Cão, esteve 14 meses em barrica de carvalho francês, no paladar você sente os taninos macios. Em taça, percebe-se a evolução e sua complexidade. Um excelente tinto Douro DOC.
O tinto Boa Vista Reserva é o resultado de um corte de uvas autóctones de Portugal, proveniente de uma mescla de lotes de vinhas novas e velhas. Apresenta aroma complexo, intenso e sedutor. Taninos aveludados. Delicioso vinho gastronômico.
Encerramos com o Tawny Reserve, da Quinta das Tecedeiras, um Porto autêntico em concentração e cor. Macio, elegante, com muito frescor. Harmonização perfeita com a sobremesa carro-chefe da casa, o Tiramissu. E aquele gostinho de quero mais. Sensacional.

Nenhum comentário:

Postar um comentário