quinta-feira, 6 de abril de 2017

40 anos de Empada Original

No meio da tarde uma parada na Empada Original, tomar um chá ou um café com leite, é tudo que você merece. Foi assim nesse dia chuvoso de Curitiba. A conversa gostosa que tive com dona Alice Thereza, nem deu pra lembrar do tempo lá fora. Saber da história da Empada Original que completou 40 anos no último dia 19 de março, foi graficante. 

Foi nesse dia que ela e o marido José Alfredo Ewy inauguraram a Confeitaria Rio, onde queijadinha, kuki de banana e uva, bolo de chocolate, pães caseiros  e empada com recheio  de palmito, eram acompanhadas de café, quase sempre com leite ou uma refrescante laranjinha onde o freguês - ainda, até hoje - se serve na geladeira. 

O sucesso da empadinha foi tão grande (a massa é receita de família há mais de 100 anos, receita austríaca ) que em 1993, quando a filha Joclene resolveu colocar barraca nas  Feiras Gastronômicas de Curitiba, também mudaram o nome da confeitaria para Empada Original, uma vez que a grande maioria da clientela ia em busca das empadas, agora também com recheio de frango, camarão e bacalhau. 
O local continua o mesmo, fica numa das ruas mais bonitas de Curitiba - Rua Fernando Moreira (aquela dos chorões) - número 569. Pequenino, quatro mesinhas, mas ninguém se importa em dividir o espaço, você se sente em família. 
As fornadas de empadas saem de hora em hora.  No fim de semana, as encomendas são tantas, que chega-se a fazer cerca de duas mil empadas. Elas são oferecidas em tamanhos: tradicional e grande. O preço varia dependendo do tamanho. Mas não são somente as empadas que fazem a festa da fiel clientela. Os fregueses também se deliciam com a queijadinha e quibe frito na hora. Algumas vezes tem- se a sorte de encontrar a Nega Maluca, o Bolo de Cenoura, kuki de uva e o pão caseiro. E, para o bate-papo, suas filhas Joclene e Joselen que são carinhosamente chamadas de "Jo", pelos clientes.

É bom lembrar que foram essas empadas que representaram o salgado brasileiro na festa de comemoração dos 500 anos do Brasil, realizada no Parque do Ibirapuera, em São Paulo, e em um dos eventos da ONU em Nova York.

Serviço: Empada Original - Rua Prof. Fernando Moreira, 569 - Centro. Abre de segunda a sexta-feira, das 11h às 19h30, e sábado das 11h às 17hs. Tem estacionamento. Aceita encomendas (41) 3233-3225.

Nenhum comentário:

Postar um comentário