domingo, 6 de setembro de 2009

Saudosismo no Boteco Bohemia

Como ocorre anualmente, sempre que posso procuro acompanhar o Boteco Bohemia.

Foi numa dessas andanças - Mercearia Fantinato-, que tive uma grata surpresa. Não só pelo petisco apresentado, o delicioso Tomate Fantinato: assado com recheio de camarão à baiana (dendê e leite de coco), gratinado com queijo e acompanhado de rúcula, mas pela decoração da casa.

Na noite que lá estive o pequeno boteco estava lotado. Mesmo assim, o simpático garçom Diogo e um dos proprietário, Wlamir Branco, providenciaram uma mesa na porta de entrada (e quase na calçada).

Era a primeira vez que estava no local.

Enquanto esperava pelo pedido, atentamente, observava a decoração da casa feita com objetos antigos. De repente, entre os inúmeros objetos, meus olhos bateram em uma bolsa de bambu. Olhei. Fixei mais ainda o olhar. Não acreditava no que estava vendo. Será...

Aquela bolsa era idêntica, feita por uma família japonesa de cesteiros que morava em Jacarezinho, na Vila São Pedro, há mais de 50 anos.

Mesmo saboreando o delicioso tomate recheado, acompanhado por uma Bhoemia Escura e na temperatura certa, não conseguia desgrudar os olhos da bolsa.

Ao terminar, não tive dúvida, levantei e fui pagar a conta no balcão. Perguntei a Wlamir sobre a decoração da casa. Respondeu que havia sido feita por ele e pelo sócio Milton Rodrigo Gonçalves. Perguntei sobre a bolsa. Ele falou que era da mãe de Milton.

Disse então que na minha cidade, Jacarezinho, há muitos anos tinha uma família de cesteiro que fazia, semelhante.

Pois é, não é que a bolsa é de lá. A família de Milton é de Jacarezinho.

Fiquei feliz em ver que o Boteco Bohemia, além das delícias proporcionadas pelas cervejas e petiscos, pode trazer boas lembranças. É só saber observar.

Para os jacarezinhenses e outros também, a Mercearia Fantinato fica na Rua Mateus Leme, 2.553 – Bom Retiro – fone 3023-1953. No dia 11 (sexta-feira) é lá que vai estar a música intrumental do Boteco Bhoemia, com Sergio Albach e João Egashira. Como o local é pequeno, é bom chegar cedo. Vale a pena. Lá está a bolsa de bambu, feita em Jacarezinho.Na época, era o sonho de consumo.

Fotos Marian Guimarães e Divulgação Boteco Bohemia.

4 comentários:

  1. Marian fiquei muito surpresa com seu post de hoje.Para mim também foi um retorno saudosista. Me fez lembrar da minha infancia e adolescencia em Jacarezinho. Colégio Imaculada Conceição, Baile do Texas e da nossa belíssima Catedral com obras do artista Eugenio Siguaud.
    Parabéns.

    ResponderExcluir
  2. Que grata surpresa!E que saudade da minha bolsa de bambu!Parabéns pelo blog!Abraços!Maria Rita Prezutti de Mattos.

    ResponderExcluir
  3. Oi Terezinha e Maria Rita, realmente a minha primeira impressão era que estava vendo uma miragem. Nunca imaginei que poderia ver, depois de tantos anos, a famosa bolsa de bambu, e aqui em Curitiba. E mais, intacta.

    ResponderExcluir
  4. Marian,
    Parabéns pelo Blog, ADORAMOS!
    Pegaremos muitas dicas de lugares e delícias em Curitiba.
    A mãe gostou de ver a famosa Bolsa de Bambu na internet, mundialmente conhecida!
    Grande beijo,
    Ana Maria (Mainha) e Carol

    ResponderExcluir