sexta-feira, 18 de setembro de 2009

Ano Novo Judaico e Dia do Perdão

Hoje, 18 de setembro, quando aparecer a primeira estrela no céu, cerca de 110 mil judeus de todo o país comemorarão a chegada do ano 5770.

Como o calendário judaico é lunar, o anoitecer marca o início de Rosh Hashaná, “cabeça do ano” em hebraico. O Ano Novo no judaísmo celebra a criação do homem e é seguida pela data mais importante da religião: o Iom Kipur, ou Dia do Perdão.

O novo ano é recebido com uma celebração solene e também festiva. Famílias se reúnem no jantar e ingerem alimentos simbólicos: a maçã com mel carrega o desejo de um ano doce, a chalá (pronuncia-se ralá), um pão em formato espiralado, representa a continuidade e o anseio de um ano sem conflitos e a romã é um pedido que os méritos sejam numerosos como suas sementes.

Nas sinagogas, as orações incluem o toque do Shofar, instrumento feito de chifre de carneiro. Rosh Hashaná marca o início dos “Dez dias de Arrependimento”, que se encerram com Iom Kipur. Esta data é considerada a mais sagrada do calendário judaico, pois é um momento introspecção completa e perdão por pecados cometidos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário