domingo, 27 de setembro de 2009

Cerveja e vinho são destaques em harmonizações

As duas últimas semanas me foram particularmente pródigas em termos de prazeres à mesa.

Não faltaram vinhos e cervejas, em perfeita sintonia, e listá-los agora traz tanta satisfação quanto eles me proporcionaram na ocasião.

Primeiro foi o Beer Dinner na Oli Gastronomia. O anfitrião foi Iron Mendes da Brazik Ways com cervejas especialíssimas, como a Damm, da Espanha; Meantime, da Inglaterra, e Havierstoun, da Escócia.

O beer sommelier Daniel Wolff foi o responsável pela apresentação e seleção das cervejas. Para a harmonização, a chef Geraldine Miraglia desenvolveu pratos exclusivos. Na foto: Daniel, Iron e Geraldine.

Aqui, o ravióli recheado com creme parmesão, com tomates cereja, ervas e amêndoas -foi harmonizado com a Meantime India Pale Ale, uma cerveja com leve tom acobreado. Notas de gengibre e doce de laranja. O prato vai entrar para o cardápio da Oli Gastronomia.

Depois foi o lançamento do vinho Heitor Villa-Lobos Gran Reserva Cabernet Sauvignon 2005, da vinícola Casa Valduga, no Hotel Bourbon Curitiba.

O novo vinho é uma homenagem ao cinquentenário de falecimento do grande maestro Heitor Villa-Lobos, um dos principais nomes da música erudita brasileira.

Além do sabor, o vinho chama a atenção pela apresentação. Cada garrafa é envolta em um papel de seda com trechos das Bachianas Brasileiras, série de nove composições considerada a obra-prima no conjunto das centenas de músicas do maestro.

Algumas dessas músicas tivemos a oportunidade de ouvir com a belíssima apresentação do violonista e sommelier, Vicenzo Cortezi.

Conduzido pelo sommelier André Porto, e pelo enólogo e proprietário da vinícola, João Valduga, o winner dinner ocorreu no hotel Bourbon Curitiba e o chef Luciano Guimarães foi responsável pela gastronomia.

Aqui a sugestão do prato principal, criação do chef Luciano Guimarães.
O enólogo João Valduga, da Casa Valduga, e o sommelier André Porto.
Para o grand finale, com a equipe do Hotel Bourbon, João Valduga realiza o tradicional sabrage.

Impossível dizer qual foi melhor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário