terça-feira, 15 de setembro de 2009

A grande apoteóse do Boteco Bhoemia

Domingo(13) foi encerrada a votação para escolha do Melhor Petisco, Melhor Atendimento, Melhor Ritual e do Garçom Nota 10 do Boteco Bohemia. Mas foi só isso, uma vez que a festa da saideira acontece no próximo dia 19. É a grande apoteóse.

Fui um dos três jurados masters. Ou seja, o de julgar os 20 botecos. Foi muito legal.

Quando solicitava a conta, e na hora de pagar apresentava o vaucher me identificando como do juri, a maioria dos garçons fazia cara de espanto. Depois sorriam e perguntavam se estava tudo bem. Se desmanchavam em atenções. Alguns chegavam a me acompanhar até a porta.

Descobri coisas belíssimas nesse mundo fascinante dos botecos. Afinal, independente de gostar de uma boa cerveja (e também de um vinho) a profissão, repórter, é bem mais forte.

Iniciei o roteiro com o Bar dos Passarinhos e terminei no Vallentina. Foram dez dias de “aventura”. Cheguei a ir a três botecos em uma única noite.

Nessas andanças, fiquei sabendo que Marco Dolabella ( proprietário do Bar dos Passarinhos) foi o incentivador de Fábio para que abrisse o Vallentina.

No papo gostoso e descontraído, o simpático proprietário do Vallentina falou da amizade entre os dois. Disse que sempre gostou de reunir os amigos em torno de uma boa mesa e Dolabella foi o grande incentivador para que entrasse na área, o que ocorreu há 2 anos.

Já ouvi referência sobre sua feijoada oferecida aos sábados. Não provei ainda, mas já coloquei na agenda.

O petisco que concorre no Boteco Bohemia é o Verdinho, um delicioso creme de ervilha. Com um sorriso matreiro, Fábio alerta que a pimenta é só enfeite, mas acrescenta: tem cliente que come.

Na Casa di Bel fui atendida pelo alegre Buiú. Ouvi boas estórias desse simpático garçom que também é professor de alemão. Explicou sobre a decoração do lugar e de seus adereços que remetem às lembranças do nordeste. O petisco concorrente é o Brega e Chic. Merece ficar no cardápio.
Na Mercearia Fantinato um dos objetos de decoração do local fez lembrar minha cidade. Em uma das prateleiras há uma bolsa de bambu que era feita por uma família japonesa de cesteiros, de Jacarezinho. Foi muito interessante saber como aquela bolsa foi parar lá.(Vide o post Saudosismo no Boteco Bohemia). O petisco concorrente é o Tomate Fantinato. Quem ainda não provou, recomendo.
No Cana Benta fui botecar durante o dia. Achei que o petisco era mais convidativo para o almoço. Era costelinha de porco à pururuca que recebeu o nome de: Os Três Porquinhos. Quando fiz o pedido o garçom Angelo me olhou meio ressabiado. Educadamente, disse que era um petisco exclusivo do concurso Bohemia, mas ia ver se havia possibilidade de servir naquele horário. Deu certo. E cá entre nós: é um petisco para todas as horas.
No Jacobina e no Armazém Santa Ana, mesmo conhecendo as proprietárias, em momento nenhum elas desconfiaram que eu era do juri. Sentamos juntas à mesa, falamos do Boteco Bohemia, desse e de anos anteriores. Foram momentos muitos agradáveis.
Numa noite muito fria e chuvosa fui ao Ligeirinho. Era quase 22 horas. O bar estava lotado e com predominância total da ala masculina. Sinceramente, não sei se em outra oportunidade teria ido até lá. Mas que surpresa agradável ao saborear a deliciosa Sopa do Ligeirinho à Moda Leão Veloso. O aroma perfumava todo o ambiente. E vi muitos dos frequentadores, de olho nela.

Botequei com inúmeros amigos(as). No Bar dos Passarinhos, por exemplo, estive com nosso ex-governador Jaime Lerner. E foi no papo de boteco que descobri que Lerner, além de urbanista reconhecido mundialmente, também é compositor. E mais, acaba de projetar um carro cujo protótipo, em breve, vai estar pelas ruas da capital paranaense.

Agora é a vez da Festa da Saideira que ocorre no próximo dia 19, a partir das 17 horas – Rua Rockefeller,475. Os ingressos estão à venda nos botecos concorrentes.É bom lembrar que na volta para casa o táxi é gratuito.

Nenhum comentário:

Postar um comentário