sábado, 5 de setembro de 2009

O Pedestre de Paris


Quem já esteve no Jardin du Luxembourg, no 6º arrondissement de Paris ou em outros parques franceses, sabe que seus muros e grades costumam abrigar geniais exposições fotográficas ao ar livre, acessíveis aos pedestres.

Esta mesma idéia será transportada para um quarteirão de Curitiba.


Entre os dias 10 e 17 de setembro, quem passar pela Rua Prudente de Moraes, entre a Saldanha Marinho e Augusto Stellfeld, se surpreenderá. É a exposição “O Pedestre de Paris”, trazida a Curitiba pela Aliança Francesa, em comemoração ao Ano da França no Brasil.

A exposição, que terá estréia internacional em Curitiba, tem curadoria da historiadora de arte e jornalista Sophie Schmit, e é composta por 20 painéis de 1,5 metros de altura por 1,8 metros de largura.


As imagens da exposição retratam cenas do cotidiano e locais emblemáticos de Paris de 1890 a 2006, como a Torre Eiffel, a Champs Elysées, os jardins de Luxemburgo e a Ponte São Michel, convidando o visitante a passear pela história da fotografia francesa.

O objetivo da mostra, que de Curitiba seguirá para outras capitais brasileiras e do mundo, é criar um cenário em que o pedestre possa se sentir num passeio ao ar livre pelas ruas de Paris. Recomendo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário