sábado, 8 de outubro de 2016

Enogastronomia Sabores do Brasil





O encontro enogastronômico Sabores do Brasil, realizado no Vindouro Vinhos e Bistrô, teve cardápio harmonizado com vinhos das vinícolas Santa Augusta (SC) e Batalha Vinhas & Vinhos(RS), que foram apresentados pelos seus representantes: Francieli Denardi e Fernando Peixoto (Santa Augusta), e Tauê  Bozzeto Hamm (Batalha Vinhas & Vinhos).



A vinícola Santa Augusta localizada  em Videira/Serra Catarinense, tem seu vinhedo a 1.300m de altitude, cultivado por sistema de espaldeira, cultivo e colheita manual, oferece ao mercado 18 rótulos.

A vinícola Batalha Vinhas & Vinhos é da região da Campanha, considerada o berço dos vinhos de qualidade do Rio Grande do Sul.

O cardápio da noite foi especialmente preparado pelos chefes Adriana De Nadai e Robson Pompermayer. Na foto, entre Fernando Peixoto ( Santa Augusta) e Tauê Bozzeto Hamm (Bataha Vinhas & Vinhos)

Antes de cada prato  os vinhos eram apresentados, falando sobre suas características e produção.
Como entrada, ostras gratinada harmonizada com  espumante Batalha Brut, elaborado 100% de uvas Chardonnay, não é safrado. Perlage duradoura, aroma potente e complexo, sabor macio e agradável. Combinação perfeita.
Primeiro prato o peixe de água doce, pirarucu. Acompanhado com purê de banana da terra ao perfume de gengibre, um prato de forte inspiração.  O vinho foi o Chardonnay 2013 da Santa Augusta. Vinho de bela cor amarelo, com evidente notas cítricas. Na boca é refrescante, redondo, equilibrado. Combinou muito bem com o prato.
Em seguida foi à vez do carré de leitão ao molho de pimenta jalapeno, com cebola caramelizada e terrine de aipim e queijo coalho. O tinto Merlot 2011 - Batalha Vinhas & Vinhos -, foi o escolhido para harmonização. De safra limitada, traz aroma frutado, sabor longo e marcante. Boa acidez, nada enjoativo. Fácil de ser apreciado.
Por último, uma sobremesa que merece aplausos. Curau de milho sobre coulis de goiaba e sorvete de coco. O vinho foi o Passito Moscato Giallo. Aroma muito bom, elegante, especial para sobremesas.

O clima aconchegante do Vindouro contribuiu para que a noite fosse perfeita, em todos os sentidos. Parabéns às vinícolas Santa Augusta e Batalha Vinhas & Vinhos, aos chefes Adriana e Pedro, e as anfitriãs Jucimara Azevedo (Harmonize Representações Comerciais)  e Silvana Fetter (proprietária do Vindouro).
Na foto: Fernando Peixoto Francieli Denardi, Silvana Fetter, Jucimara Azevedo e Tauê Bozzeto Hamm.
Fotos Marian Guimarães e divulgação

Nenhum comentário:

Postar um comentário