segunda-feira, 10 de outubro de 2016

Nuances da cozinha libanesa

Sem alarde o restaurante Nayme abriu suas portas. O cardápio continua o mesmo sob a batuta de Yasmin Zippin Nasser, sócia proprietária do pequeno bistrô que iniciou na Av. República Argentina, no bairro Água Verde. 
Hoje instalado num bonito casarão na Rua Vicente Machado,1482, exibe competência no preparo de pratos da culinária libanesa tradicional. Ele traz para a capital paranaense a leveza e sabor aliado a uma aparente simplicidade dessa comida. 
As opções são saborosas, das entradas às sobremesas. O Nayme participa do Festival Bom Gourmet.
Nayme era o nome da avó de Yasmin, uma matriarca libanesa clássica. “Eu me lembro dos almoços de domingo naquelas mesas enormes, com a vó fazendo comida para um batalhão durante horas. O sabor de cada prato era uma experiência gastronômica inesquecível”, relembra a chef, que herdou os dotes culinários da grande senhora.
Da abobrinha recheada ao charutinho de repolho, kibe cru ou frito, coalhada seca com pepino japonês, tabule, entre outros pratos quentes, saladas e sanduíches, tudo é perfeito no cardápio do restaurante. Nas saladas algumas trazem nome da família, pois assim eram seus pratos, como Diana (mãe de Yasmin) – uma salada de folhas verdes com falafel e molho especial; a Nayme - folhas verdes com chanclish fresco, figo turco, nozes, tomate cereja e molho da casa, estão entre as mais solicitadas.
No item sanduíches, o Shawarma de carne é o grande destaque. Enrolado em pão árabe, recheado com alface, tomate, cebola, batata frita, maionese de alho e tiras de carne. Acompanha cebola crocante e saladinha. Bom demais. Tem até sanduíche de falafel vegano.
No Festival Bom Gourmet  – os preços são de R$ 44 para almoço, e de R$ 54, no jantar.  Os cardápio variam tanto no almoço como no jantar. Um deles tem como entrada Salada Fatuch; prato principal -Kibe Burg (deliciosa torre de kibe cru, camadas de tabule, carne refogada na manteiga com nozes, amêndoas e castanhas, finalizado com uma camada de coalhada e cebolas crocantes, acompanha trio de pastas e pão árabe assado na hora - foto); de sobremesa Baklewa – folhado de nozes, amêndoas e castanhas,regado com uma calda à base de água de rosas e flor de laranjeira.
 
Outra opção tem como entrada Salada Nayme; prato principal Chich Barak (mini capeleti recheado com carne e especiarias árabes, cozidos na coalhada e finalizados com lascas de amêndoas douradas na manteiga, acompanha pão árabe. De sobremesa  Ataief - um crepe recheado com amêndoas e castanhas, regado com uma calda de água de rosas e flor de laranjeira, servido com bola de nata (foto).
Ao final da refeição, não deixe de se deliciar com o café árabe.
O ambiente do Nayme é bastante aconchegante. Mesas amplas e outras intimistas, lembra a casa de uma família libanesa. Em cada espaço um detalhe. Quadros, espelhos, vasos, inúmeros objetos coloridos, e música ambiente no volume certo.
O restaurante é de Yasmin Zippin Nasser e Claudia Ribeiro.  A cozinha fica por conta de Yasmin, enquanto Claudia cuida da parte financeira e trata de receber os clientes. Claudia tem longa experiência com restaurantes, bares e hotéis em Guarapuava onde morava, até vir para Curitiba. “Comandar o Nayme ao lado da Yasmin tem sido um desafio muito prazeroso”, diz confiante.

Nayme Culinária Árabe: Avenida Vicente Machado, 1482. Abre de segunda a sábado das 11h30 às 15h30 e das 18h30 às 23h30; domingo das 12 às 17hs. Fone: (41) 3308-1882
Fotos divulgação e Marian Guimarães.

Nenhum comentário:

Postar um comentário