quarta-feira, 24 de junho de 2020

Millésime Cabernet Sauvignon 2017



Está chegando aos pontos de venda de todo o Brasil o Aurora Millésime 2017, elaborado a partir de uma safra histórica para a Cabernet Sauvignon, a rainha das uvas tintas. Nos 89 anos da Vinícola Aurora, esta é apenas a décima edição deste vinho. As anteriores foram em 1991, 1999, 2004, 2005, 2008, 2009, 2011, 2012 e 2015.

Nesta nova safra, o vinho ícone da empresa gaúcha ampliou para 18 meses sua passagem por barricas de carvalho americano, seis a mais que a versão de 2015. O contato com a madeira, associado a boa maturação das uvas, resultou em um perfil aveludado. No olfato, além da baunilha marcante, característica tradicional do uso do carvalho americano, há a presença de notas de ameixa, cassis, frutas secas e tabaco. Sua estrutura é equilibrada, com taninos agradáveis, boa acidez com profundidade e persistência excelentes, dignas de um grande vinho de guarda.

Flavio Zilio, enólogo-chefe da Vinícola Aurora, explica que a decisão de se tornar ou não um Aurora Millésime acontece ao longo do período de elaboração, do campo à enologia, levando em conta todos os processos.

O cuidado extremo fez com que as safras do Aurora Millésime fossem destacadas em publicações especializadas, como o Guia Adega e Anuário de Vinhos do Brasil, e premiadas em concursos nacionais e internacionais, como Expovinhos, Vinum Brasilis e Vinitaly. A Aurora é a vinícola mais premiada do Brasil, com cerca de 700 medalhas conquistadas nos principais certames chancelados pela Organização Internacional da Vinha e do Vinho (OIV).

A palavra “Millésime” significa, de forma simples, o melhor vinho da melhor safra. Também quer dizer que o vinho contido na garrafa provém de uvas colhidas exclusivamente no ano mencionado no rótulo. A Aurora escolheu o Millésime para representar seu vinho ícone, produzido somente em safras nas quais as condições climáticas foram excelentes para o cultivo da Cabernet Sauvignon.
“Temos um carinho especial pelo Aurora Millésime, um vinho que se consolidou muito dentro da cooperativa. É um produto competitivo, por ser diferenciado e de alta qualidade com um valor na faixa dos R$ 110. São poucos rótulos deste nível que conseguem chegar em um preço como este. E isso nos orgulha, pois queremos levar prazer aos consumidores”, celebra o enólogo-chefe, antecipando que novas edições do produto podem ser lançadas daqui três e seis anos, com as safras 2018 e 2020, respectivamente.

O Millésime Cabernet Sauvignon 2017 tem edição limitada de 24 mil garrafas numeradas, que estão à venda em todos os estados brasileiros e no Distrito Federal. O preço médio é de R$ 110. 

Para harmonizar com a nova edição, a sugestão é apostar em combinações com carnes vermelhas em geral, carnes de caça, aves de carne escura, molhos untuosos, massas com molhos de queijos de sabor acentuado e risotos com essas bases.
SOBRE A VINÍCOLA AURORA
A tradição atrelada a tecnologia de ponta contam a história da Vinícola Aurora, a maior cooperativa do segmento do Brasil. Com 89 anos de atuação, a empresa alçou voos muito mais altos daqueles imaginados pelas 16 famílias produtoras de uva de Bento Gonçalves que a fundaram em fevereiro de 1931. Hoje, a Aurora conta com a dedicação de 1,1 mil famílias associadas, em 11 municípios, e o engajamento de 500 funcionários divididos em três unidades em Bento Gonçalves e outra em Pinto Bandeira, ambas na Serra Gaúcha.
Para abrigar o crescimento contínuo da marca pelas próximas décadas, foi inaugurada, em 2019, uma unidade no Vale dos Vinhedos, em Bento Gonçalves. A nova planta industrial é a primeira fábrica do Brasil com certificado LEED versão 4.0, ou seja, é 100% sustentável. Crédito foto Eduardo Benini       

Nenhum comentário:

Postar um comentário