sexta-feira, 9 de agosto de 2019

Pratos e vinhos em harmonia


A convite da importadora Porto a Porto, quem esteve na semana em Curitiba foi Bruno Rebelo Souza, da Vinícola João Portugal Ramos e Duorum.
Para um bate-papo descontraído, o encontro foi na sede da importadora, reunindo somelliers, proprietários de restaurantes, amigos e jornalistas, que tiveram oportunidade degustar os vinhos harmonizados com produtos da Paganini, sob a batuta do chef Leo Kafeker.
Os vinhos, que tem exclusividade da Porto a Porto no Brasil, foram eles: Lois, Loureiro, Alvarinho, Tons de Duorum, Duorum Colheita, Duorum Reserva DOC, Duorum Porto Vintage DOC, Marques de Borba Coheita, Marques de Borba Reserva, e o espumante Marques de Borba Rosé. Este último tem uma bonita história afetiva. O enólogo João Portugal Ramos (também proprietário da vinícola) elaborou esse espumante para o casamento de filha. É o primeiro com a assinatura JP Ramos, leva na composição uva Pinot Noir, Touriga Nacional e Aragonez. Elaborado pelo método tradicional com segunda fermentação na garrafa, apresenta aromas complexos. Notas cítricas. Em boca revela elegância e frescura.

O enólogo João Portugal Ramos teve longa carreira com consultor, depois que resolveu plantar seus primeiros cinco hectares de vinhas em Estremoz, no alentejo. Desde 2007 possui o projeto Duorum, no Douro, em parceria com o renomado José Maria Soares Franco.
Duorum é uma expressão latina que significa “de dois” : projeto de dois enólogos, de duas regiões de Portugal e uvas de duas altitudes. A filosofia de trabalho é baseada no respeito à paisagem ancestral da região demarcada do Douro, considerada patrimônio mundial da Unesco. - fotos Marian Guimarães.

Nenhum comentário:

Postar um comentário