quarta-feira, 25 de fevereiro de 2015

Timtim do começo ao fim da refeição

Champanhe ou espumantes são bebidas para grandes comemorações, certo! Em termos. Embora a maioria, no Brasil, só se permita saborear as bolinhas que fazem cócegas no nariz e no céu da boca em festas  este é um vinho que acompanha uma refeição da entrada à sobremesa, e que vai muito além de festas ou comemorações.

“São vinhos que podem e devem acompanhar um almoço ou um jantar do começo ao fim. Em sua grande maioria, os pratos que vão bem com vinhos brancos combinam com champanhe e espumantes brut” explica o enófilo e consultor de vinhos da Porto a Porto, Flávio Bin.

E Flavio Bin dá algumas dicas como:
·         Para gelar um champanhe ou espumante que estava fora da geladeira em meia hora basta colocá-lo em um balde com água gelada e pedras de gelo – não precisa nem sal, nem álcool. No Brasil, serve-se o champanhe a 8ºC e o espumante entre 6 e 7ºC;

·         Bom saber que se o gargalo estiver gelado também será um pouco mais difícil retirar a rolha. Quem deixou horas na geladeira, por exemplo, vai ter mais dificuldade para abrir do que os optaram pelo balde com água e gelo.

·         Tente não espumar demais a bebida, pois quando ela perde gás, perde qualidade. A não ser que você vença um campeonato de Fórmula 1, não chacoalhe a garrafa.

·         A taça e o vinho estão em temperatura diferentes. Então, sirva dois dedinhos em cada taça para que o copo comece a gelar. Em seguida, complete com o líquido até a altura desejada. Isso vai evitar a espuma e preservará a qualidade.

Se tem dúvidas no que escolher confira alguns dos espumantes e champanhe distribuídos no Brasil pelas importadoras Porto a Porto e Casa Flora.
3B Filipa Pato
Da região da Bairrada, em Portugal, o espumante é feito das uvas Baga e Bical pela produtora Filipa Pato. Apresenta aromas de morango, framboesa, fermento de pão e algum toque tostado. No paladar é seco, com grande cremosidade e muita fruta. 12,5% de álcool.

Espumante Nieto Senetiner Brut
Feito em Mendoza, na Argentina, 100% com a uva Pinot Noir, possui cor levemente salmonado e aromas de flores brancas, frutas maduras, toques minerais e de brioche. Possui acidez equilibrada, é seco e elegante. 12,5% de álcool.

Veuve du Vernay Brut
Trata-se de um espumante francês produzido na região de Bordeaux com as uvas Chardonnay, Ugni Blanc, Colombard e Gros Manseng. É um vinho levemente espumante com delicados sabores de maçã e pera. Paladar macio e longo. 11% de álcool.

Cava Don Román Brut
O espumante espanhol é feito das uvas Xarel-lo, Macabeo e Parellada, elaborado pelo método tradicional, ou seja, a segunda fermentação acontece na garrafa. A cor desse Cava é amarela palha com leves reflexos dourados. Os aromas lembram mel. Em boca, é fresco e equilibrado. 12% de álcool.

Cava Don Román Rosé Brut
Da região espanhola do Penedès vem esse Cava feito com a uva Trepat pelo método tradicional, ou seja, segunda fermentação na garrafa. A cor é cereja claro, os aromas lembram frutas vermelhas e é mais encorpado que os tradicionais. 12% de álcool.

Deutz Brut Classic
O premiado champanhe Deutz (90 pontos tanto no Robert Parker quanto na Wine Spectator) é feito na sub-região de Aÿ. Trata-se de um assemblage das uvas Pinot Noir, Pinot Meunier e Chardonnay. A cor é dourada e profunda. Os aromas, muito expressivos com notas florais, brioches, amêndoas e frutos maduros, como peras. No paladar é frutado e muito persistente. Um champanhe de alta classe.

Fotos divulgação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário