segunda-feira, 17 de novembro de 2014

Hoshi: entre delícias nipônicas

Não há dúvida, a cada dia mais pessoas se rendem aos sabores inusitados e ao visual cuidadoso e bonito da cozinha oriental. Curitiba acaba de ganhar mais um restaurante de comida japonesa. Sem alarde, o Hoshi se instalou na Rua Brigadeiro Franco,3359. 

Espaço elegante e ao mesmo tempo descontraído. Logo na entrada, simpáticos garçons te saúdam com um sonoro "Irashai Masse" (seja bem vindo), assim me explicou Marcos Katsumi um dos proprietários da casa, porque eu não havia entendido nada.

O salão é amplo, mesas bem posicionadas, onde ninguém fica escutando a conversa do vizinho. Tem ainda o gostoso balcão/bar num espaço mais elevado para desfrutar dos sushi cara a cara com o sushiman.A casa tem capacidade para 90 pessoas. Abre de segunda a sábado para jantar.
A bonita mensagem que se encontra no cardápio sobre o nome escolhido para batizar a casa: Hoshi.




A cozinha japonesa tem muito a oferecer. De fácil preparo e extremamente saudável, usando ingredientes como peixes, carnes magras e legumes. No Hoshi ela é aberta e o cliente percebe a manipulação do alimento. E mais, 90% dos legumes são de cultivo orgânico.





No cardápio sugestões como o Teishoku, uma espécie do PF japonês, mas vem tudo separado: arroz branco, missoshiru, conserva de legumes, pepino agridoce e o prato principal. Tem ainda o Nabemono, preparado na própria mesa com a panela (NABE); isso sem deixar de lado os Temakis, Lamen, Yakizakanana, Sushi, Sashimi,Tempura, Teppan, os Combinados, entre outros que chegam à mesa no auge de seu frescor, aroma e sabor.
 
Makimono como entrada. Optei pelo delicado Hot Philadelphia: elaborado com arroz, alga, salmão e cream cheese, empanado com molho tarê. Mas o Otoshi Sushi Especial, criado pelo chef Barros, também é uma boa escolha.
Entre as sugestões de IPPIN (porção individual) está o robalo com shitake, alhoporó, brócolis e abacaxi, abafados no papel alumínio. Uma alegre surpresa ao abrir o envólucro. O aroma se espande. Casamento perfeito com vinho branco. Escolhi o português Duque de Viseu (Quinta dos Carvalhais- região do Dão), elaborado com as uvas Encruzado, Bical e Verdelho. Muito bom.

O carta de vinhos não é extensa, mas oferece bons rótulos, preços competitivos. Traz ainda sucos, coquetéis e saquê, entre outras bebidas.

O Hoshi Japanese Restaurant possui estacionamento.
Fotos Marian Guimarães.

Nenhum comentário:

Postar um comentário