domingo, 16 de junho de 2013

Uma degustação privilegiada

Que tal deixar de lado por um instante Malbec e a Chardonnay, para provar vinhos com Aragonês, Trincadeira, Castelão, Fernão Pires, Arinto, Alicante Bouschet, Touriga Nacional, Grand Noir e Moscatel? Isso mesmo! Vinhos com essas uvas encheram as taças do soberbo jantar enogastronômico, realizado no Restaurante Vindouro. Os vinhos foram do produtor e enólogo português António Saramago que também estava presente.

O jantar de pratos portugueses, foi elaborado pelos ches Giuliano Hahn e Adriana de Nadai, constituiu de entrada, primeiro, segundo e terceiro ato, e sobremesa. 
Entrada: Vieiras gratinadas ao beurre blanc foi acompanhada do espumante Villaggio Grando Brut Rosé, da vinícola catarinense Villaggio Grando que tem o enólogo António Saramago como consultor. Elaborado com as uvas Merlot e Pinot Noir é levemente floral e de grande persistência. Aroma que lembra morango e goiaba. Perlage fina e intensa, de bonita cor rosada.
Primeiro Ato: Confit de bacalhau com legumes no vapor e azeite de Oliva. Prato saboroso, bacalhau de textura perfeita, harmonizou muito bem com o vinho Risco Branco, elaborado com uvas Arinto, Fernão Pires e Moscatel. Aroma de fruta madura em fundo de mel. Final persistente. 
Segundo Ato: Arroz de Pato harmonizado com o vinho A.S. Cinquenta 2009, elaborado com uvas Castelão, Cabernet, Touriga Nacional e Alicante Bouschet. De bonita cor rubi, aroma concentrado de frutas vermelhas. Na boca mostra taninos finos, boa acidez e persistência. Acompanhou muito bem com o prato que surpreendeu pelo aroma, leveza e a delicadeza do pato.
Terceiro Ato: Paleta de cabrito e papas ao murro, outra sugestão excelente da chef Adriana. A carne estava derretendo, de sabor inigualável. A harmonização foi com o vinho Dúvida 2008 (que de dúvida não tinha nada, simplesmente maravilhoso). Vinho regional alentejano, elaborado com uvas Aragonês, Trincadeira e Grand Noir. Taninos firmes, acidez equilibrada, bem fácil de beber.
Sobremesa: Seleção de doces portugueses, cada um melhor que o outro. Saboreamos essas delícias com o vinho Moscatel de Setúbal D.O.C. Reserva 2007. Dourado, aroma doce de cascas de laranja e mel, leve oxidação. Bem equilibrado, final persistente.




Com a sobremesa também tivemos a oportunidade de degustar um Porto 1900, uma cortesia do enófilo Alfredo Prezendo. Simplesmente soberbo!



A simpatia e simplicidade do enólogo António Saramago encantaram os convidados. Considerado o melhor enólogo português de 2011 pela Wine Master Challenge, sua paixão pelo vinho iniciou muito cedo. Em 2012 ele completou 50 anos de carreira. É considerado uma das referências da enologia portuguesa.


Em 2002 cria a empresa António Saramago-Vinhos, juntamente com a sua esposa Ausenda e os seus dois filhos, Nuno e António. Em 2009, internacionaliza a sua carreira, levando para o Brasil toda a sua arte e conhecimento, através do projecto “Além Mar”, da Vinícola Villaggio Grando, no estado de Santa Catarina. –fotos Marian Guimarães.

Nenhum comentário:

Postar um comentário