domingo, 23 de junho de 2013

Dicas para combinar vinhos

O inverno chegou e nada melhor do que aproveitar o friozinho e reunir os entes queridos para desfrutar o melhor da gastronomia.  Nessa época optamos por pratos  mais  quentes como fondues, sopas e risotos.  

A sommelier  da Vinícola Salton, Carina Cooper, dá algumas dicas para  harmonização adequada. Aliar a estrutura do prato, a intensidade dos sabores e temperos. A importância de que um sabor não se sobreponha  ao outro, eles devem se completar, diz a sommelier.
                      


 A Fondue de Queijo, que geralmente mistura queijos derretidos  gruyère e emmental, deve ser harmonizado com um vinho branco da uva Chardonnay, que é mais leve com um sabor que não se contrapõe ao gosto marcante do queijo






A Fondue de Chocolate, o ideal é que seja servido com um licor de sabor doce e intenso, por exemplo, o Salton Intenso, adequado para sobremesas com teor alcoólico de 15%.
 
Cassoulet de feijão branco, por ser um prato muito encorpado e “macio” ele pede combinações que tenham a uva Merlot, também encorpada que nos remete a uma sensação mais aveludada no paladar.
 
As sopas, em geral, são bem harmonizadas com vinho tinto leve, de sabor fresco e frutado.
 
O Puchero, prato muito apreciado na Europa é a versão espanhola do cozido português. Por ser um prato feito com carne suína, grão de bico, feijão branco, batata etc, ele pede um vinho com textura média a encorpado, preferencialmente feito com uva Cabernet Sauvignon
Polenta com ragu de cordeiro, para este prato o ideal é que seja servido com vinhos feitos da uva Merlot, pois são frutados, “macios” sem perder o sabor e presença para acompanhar o ragu. - fotos divulgação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário