Há
30 anos com padarias em Curitiba, a Saint Claire Bakery sempre se
destacou por oferecer produtos de alta qualidade aos clientes, como
pães, doces, lanches gourmet, cafés e cafés especiais.
Aproveitando este conceito e acostumado a trabalhar com produtos
prime para um público muito exigente, o proprietário Heitor Côrtes
resolveu investir em uma linha de produtos de marca própria da Saint
Claire: um chocolate em pó gourmet, um café gourmet tipo exportação
e um mel 100% natural e orgânico.
“O
café é de alto padrão, comparado aos melhores do mundo. Nosso mel
é espetacular e o chocolate em pó delicioso. Nossa ideia é entrar
no mercado norte-americano, então nada melhor do que testar os
produtos com o público curitibano, o mais exigente do Brasil”,
conta Heitor.
A
grande preocupação no desenvolvimento destes produtos foi atender
especificações de desejo do consumidor norte-americano, que são
diferentes das do brasileiro, porém colocando toda a experiência
técnica no desenvolvimento de produtos adquirida ao longo dos 30
anos de atendimento aos clientes altamente exigentes da Saint Claire.
“Para
isso entender as necessidades desse novo mercado que queremos
conquistar nós visitamos mais de 100 pontos físicos nos EUA, nas
regiões da Flórida e Atlanta, durante três anos de pesquisa,
experimentando centenas de produtos locais, para conhecer o gosto do
consumidor norte-americano”, explica Heitor. A pesquisa acabou se
tornando uma experiência sensorial para entender o perfil deste
consumidor ávido por sabores e aromas do mundo inteiro.
A
etapa seguinte, de desenvolvimento dos produtos, exigiu meses de
trabalho até a obtenção de um sabor que agradasse e surpreendesse
o público norte-americano, fugindo um pouco do ‘padrão
brasileiro’. “Na realidade buscamos um meio termo entre um e
outro consumidor, para satisfazer tanto nossos estimados clientes,
quanto o novo público
Após testes com
consumidores brasileiros, foi possível encontrar um ponto de
equilíbrio, e os produtos puderam ser lançados no mercado
brasileiro. A etapa seguinte, assim que possível, será o lançamento
no mercado norte-americano. - Fotos Bruno Garret
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