A
indústria de malas se reinventou nos últimos anos com a revolução
pela qual passou o mercado de produtos e serviços ligados a viagens.
A Ika, uma das principais marcas brasileiras do segmento, estreia em
2018 uma nova estrutura comercial e de distribuição e lança novas
linhas de produtos com tecnologia e design de ponta.
O
reposicionamento da marca vem acompanhado de uma série de ações,
além da aposta em tecnologia e design na expansão das coleções de
malas e acessórios de viagem.
As linhas Vanguard, Shell, Unika e
Victory são as novidades apresentadas pela marca. Cada uma delas com
características próprias de matéria-prima e layout, todas as
linhas apostam na tecnologia e qualidade.
A
contratação do executivo de vendas Marcelo Montanari, com 15 anos
de experiência no segmento, para a ampliação da rede de
distribuição dos produtos em todo o Brasil também faz parte da
estratégia.
De acordo com o diretor de marketing da K1, detentora da
marca, Leon Knopfholz, o consumidor de hoje busca design, tecnologia
e preço. “As mudanças do perfil de viagens, o incremento do
deslocamento aéreo, tanto a lazer como profissional, e as restrições
de peso das companhias aeronáuticas foram determinantes para as
mudanças do segmento”, explica.
Knopfholz
ressalta que a bagagem teve de se adaptar a toda esta revolução.
Atualmente, a compra de malas é muito mais definida pelo estilo de
vida do consumidor, independentemente da origem social. Um aspecto é
comum aos diversos públicos: o ato de viajar, seja qual for a razão,
é um momento especial. Malas de viagem que passavam a maior parte do
tempo esperando para serem utilizadas em uma ocasião especial
passaram ser leves, pequenas, funcionais e adaptáveis aos mais
variados tipos de deslocamento.
História
A
marca Ika acompanhou toda esta mudança. Seu primeiro registro no
Instituto Nacional da Propriedade Industrial é de 1948, realizado
pela empresa fundadora, a Indústria Irmãos Knopfholz Associados. De
1950 a 1980, a marca cresceu continuamente, com expressiva
participação no mercado nacional e internacional de malas e artigos
de viagem.
A marca teve posicionamento icônico na mente de várias
gerações de brasileiros, como sinônimo de tradição e qualidade,
sendo cúmplice de emoções nas idas e vindas, encontros e
desencontros das pessoas em seus diversos tipos de locomoção.
A
década de 1990 foi de imensas dificuldades para a indústria, assim
como para tantas outras no Brasil. Em 1996, a empresa abriu falência
e após um leilão de seus ativos a marca passou por diversos grupos
empresariais, até ser comprada pela K1 Licenciamento e Marketing.
Hoje, uma estratégia de reposicionamento da marca traz a Ika
novamente ao mercado brasileiro com força total e posição
estratégica entre os principais players nacionais e internacionais.
_ Fotos Carolina Becker.
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