terça-feira, 17 de julho de 2018

Falta de infraestruturas operacionais deixa PR de lado


Enquanto são anunciados novos voos internacionais para Santa Catarina, o Paraná continua sem perspectivas de novas operações aeroportuárias. Essa semana, Florianópolis anunciou novas conexões com Panamá e Europa, por meio da operação da Copa Airlines e da TAP, respectivamente. O Paraná continua fora do planejamento das cias aéreas internacionais, devido a sua falta de infraestruturas operacionais.
Estamos acompanhando o alavancar de Estados vizinhos ao Paraná, a partir do investimento nas infraestruturas relacionadas aos transportes aéreos, que são exemplos que mostram a importância destes meios de transporte no desenvolvimento macrorregional e o Paraná continua sendo relegado”, salienta o presidente da Associação Brasileira das Agências de Viagens do Paraná (ABAV-PR), Antonio Azevedo.

Faz-se necessário o alongamento da pista do Aeroporto Afonso Pena, em São José dos Pinhais (PR), de 2.200 metros para 3.400 metros, pois só assim, o aeroporto poderá comportar a operação de aeronaves de grande porte, para receber voos intercontinentais. Para Antonio Azevedo, isso afeta especialmente os aeroportos Afonso Pena e o das Cataratas por serem polos de grande fluxo de passageiros e de cargas.

 “Na realidade, os demais aeroportos do Paraná também merecem ser aprimorados e o Paraná mantém-se como destino de segunda classe, que só permite acesso a voos internacionais através de conexões em outros Estados, demoradas e onerosas, sendo ultrapassado pelos demais aeroportos da região Sul e Sudeste, cabendo à Infraero o encaminhamento de uma solução, que pode ser a de privatização dos dois principais aeroportos já apontados”, diz Azevedo. - Foto Rafael Neddermeyer

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