terça-feira, 15 de maio de 2012

Confraria Feminina de Vinho

Como ocorre mensalmente, no último dia 10 de maio tivemos a reunião da Confraria Feminina de Vinho. Optamos pelo encontro na Adega Brasil (ex- La Vinotèque- Saldanha Marinho), sob o comando do enólogo Alcioni Dümes. O tema foi Vinhos da Tunísia.

Tivemos a oportunidade de degustar vinhos como o Chateau Mornag - Les Vignerons de Carthage; Muscat Sec Premier Cru; Pinot Noir AOC Mornag; Syrah AOC Mornag ; Magon Majus Gran Vin de Mornag; Domaine Lansarine Premier Cru. Alguns surpreenderam. Outros nem tanto.  


A Tunísia faz vinho desde que os fenícios fundaram Cartago, por volta de 800 a.C. mas que somente agora que tem despontado no mercado, principalmente brasileiro.
Em sua apresentação Alcioni lembrou que de 1883 a 1963 o país foi um protetorado da França, que a indústria ainda mantém um acentuado sabor gaulês e que ambos compartilham várias cepas, como Carignan, Grenache, Clairette e Alicante. Lembrou ainda que sob a legislação de 1957, a Tunísia possui um sistema de classificação de 4 níveis: vins de consommation courante, vins superieurs, vins de qualite superieure, e appellation d'origine controlée.
O jantar foi harmonizado com pratos elaborados pela chef Ana Claudia Spengler. O cordeiro acompanhado de cuscuz foi harmonizado com o Domaine Lansarine Premier Cru, safra 2007/13%. Vinho bastante concentrado,de aromas intensos. Final prolongado. Foi perfeito com o prato.- Fotos Marian Guimarães e montagem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário