Covid19
foi a gota d´água que faltava. O PolloShop acaba de anunciar o
encerramento das suas atividades comerciais. A administração do
shopping enviou um comunicado para seus lojistas para que possam se
organizar e entregar suas lojas no prazo de 30 dias.
Os
administradores do shopping informam que desde 2014 a economia
brasileira vem sofrendo uma grande retração no consumo, e aliada às
mudanças do comportamento do consumidor, que nestes últimos anos
promoveram a redução de fluxo nos shopping centers e no varejo em
geral, fez com que houvesse um grande realinhamento (para baixo) dos
valores de aluguéis no país.
O
PolloShop está sobre um imóvel de terceiros que, não só não
aceitaram renegociar uma redução no valor na renovação do
contrato, como ainda pediram aumento do aluguel do imóvel, obrigando
a administração do shopping a entrar com uma ação revisional, que
se arrasta na justiça há quase três anos.
Nesse
meio tempo, a direção do empreendimento tentou várias vezes buscar
entendimento para um acordo, e agora com a crise estabelecida pelo
surto da COVID-19, que determinou o fechamento dos shoppings e a
suspensão dos pagamentos por parte dos lojistas, a administração
do empreendimento ficou impossibilitada de arcar com o alto valor do
aluguel do imóvel. Mais uma vez, foi pedida a redução dos valores
ou a opção para os proprietários do imóvel assumirem a operação
do shopping para preservar o interesse dos lojistas, mesmo com
prejuízo dos sócios do empreendimento, mas não houve acordo.
Como
o relacionamento com os seus lojistas sempre foi pautada pelo
respeito, pela ética e principalmente pelo apoio comercial, a
direção do PolloShop fechou um acordo com os empreendedores dos
Shoppings Jockey Plaza, Ventura Shopping de Descontos, Shopping
Cidade e Shopping Jardim das Américas para receber os lojistas que
quiserem dar continuidade às suas operações com uma carência
temporária de aluguel.
O
PolloShop surgiu como uma grande solução para os pequenos
comerciantes e confeccionistas enfrentarem os grandes shoppings, que
devido a seus custos só permitiam a operação de grandes lojas,
redes de varejo e franquias de grandes marcas. Com o crescimento do
e-commerce e o novo comportamento de consumo das novas gerações, o
lojista de pequeno porte está sendo fortemente impactado, pois os
grandes shoppings oferecem, além das compras, várias opções de
passeio, lazer e entretenimento. Com isso, os pequenos lojistas e
centros comerciais, voltados quase que exclusivamente para compras,
tendem a desaparecer.
Com
essa análise e visão de futuro, o PolloShop chegou a desenvolver um
projeto de transformar parte de suas lojas em operações de
gastronomia, aproveitando os recuos externos para Rua Camões e Dias
da Rocha Filho na busca de modernizar seu mix e força de atração
de consumidores, porém, mais uma vez, foram barrados pelos
proprietários do imóvel, que negaram autorização para tais obras.
Por
essas atitudes unilaterais e intransigentes por parte dos
proprietários do imóvel, o PolloShop encerra suas atividades depois
de 25 anos de atuação no mercado de varejo curitibano.
Sobre
o PolloShop
Com
25 anos de operação e fazendo parte da história de tantas famílias
curitibanas, o PolloShop trouxe ao mercado da capital paranaense o
conceito inovador de varejo orientado por valor, e por mais de 20
anos se consolidou como um empreendimento inovador e de sucesso
absoluto que faz parte da história de muitos clientes. O
posicionamento de opção inteligente e prática para os clientes que
buscam produtos com estilo, atitude e qualidade, aliados a preços
mais baixos que os praticados em empreendimentos convencionais,
conquistaram o público curitibano e renderam ao shopping importantes
prêmios de vendas, marketing e publicidade ao longo dos anos.
A
inovação sempre esteve presente nas ações do empreendimento. O
PolloShop foi o primeiro shopping a trazer para o interior do
empreendimento a árvore solidária de Natal, em que o cliente podia
retirar um cartão com as informações de uma criança carente e
presenteá-la. O projeto beneficiou mais 25 mil crianças e
adolescentes. Criou também o Fashion Bazar que trouxe aos clientes
diversas oportunidades ao longo desses anos para que o público
pudesse realizar as compras com até 70% de desconto em peças de
lançamento de estação.
Junto com os benefícios oferecidos aos
clientes, surgiu o Studio PolloShop, que além dos programas
temáticos, trouxe diversos desfiles ao vivo com looks montados com
peças das lojas do shopping. E por último, a criação de um portal
especial com conteúdos sobre variedades que vão desde moda a
atualidades mundiais.
O
empreendimento contava com um mix de 220 lojas, distribuídas em moda
feminina, masculina e infantil, acessórios, tecnologia, produtos
para casa, presentes, papelaria, brinquedos, cafés e restaurantes.
- Foto divulgação.
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