segunda-feira, 12 de junho de 2017

Vinhos Donnafugata em Curitiba

Quem esteve recentemente em Curitiba foi Alessandro Vecchi, embaixador da vinícola italiana Donnafugata. Veio a convite da World Wine, representada em Curitiba por Isaias Nikkel Junior. Para um grupo de convidados Vecchi apresentou alguns rótulos da vinícola siciliana, em almoço harmonizado, que ocorreu no restaurante Alessandro e Frederico. A cada prato falava sobre a composição do vinho, a história do nome, enriquecendo ainda mais o encontro.

Donnafugata é considerada uma das vinícolas mais importantes da Sicilia. Capitaneada pela Familia Rallo, a vinícola responde por vinhos de notável qualidade que se destacam entre as críticas especializadas.
Iniciamos degustando o vinho Anthìlia DOP , elaborado com a uva Catarrato e outras uvas tradicionais da região. Muito fresco, equilibrado, revelando grande aporte de frutas brancas e cítricas. Sem estágio em carvalho. Graduação alcoólica 12.7%. Foi harmonizado com a Salada de polvo com palmito pupunha e páprica.
Depois foi a vez do vinho tinto Sherazade IGP, elaborado com a uva Nero d´Avola. Taninos sedosos e bom equilíbrio, seu final de boca é redondo, muito agradável. Sem estágio em carvalho, 2 meses em tanques de aço inoxidável e 5 meses em garrafa. Graduação alcoólica 13.3%. Foi harmonizado com Ravióli de mozzarella, ao molho de tomate fresco, uma combinação perfeita.
Em seguida foi a vez do Sedàra IGP, elaborado com a uva Nero d´Avola mas também com outras uvas tradicionais da região. Um tinto muito elegante, médio corpo, aroma de frutas vermelhas. Amadurecimento de 9 meses em tanques de cimento e 3 meses de afinamento em garrafa. Graduação alcólica 13.6%. Harmonizado com Tortelli de costela, com salsa trufado. Prato que chegou à mesa exalando delicioso aroma, sabor evidente, grande valorização com o vinho.
Encerramos com o vinho Tancredi IGP, uma bela supresa. Elaborado com as uvas Cabernet Sauvignon, Nero d´Avola e Tannat, vinho encorpado, taninos maduros, boa acidez. Depois de certo tempo em taça, o aroma abriu mais. Vinho elegante e equilibrado. Graduação alcoólica 13.6%. Estágiou 14 eses em barricas de carvalho francês e afinamento em garrafa durante 24 meses. Harmonizado com Paleta de Cordeiro com tagliolini na manteiga, simplesmente impecável.

De sobremesa, mais uma maravilha para deixar o regime de lado: Brownie com sorvete de baunilha.
Um encontro memorável.

Nenhum comentário:

Postar um comentário