quinta-feira, 10 de dezembro de 2015

Os novos sabores do La Varenne

Tão elegante como informal, assim defino o restaurante La Varenne, localizado na praça de alimentação do Pátio Batel. Recentemente lá estive para uma degustação de pratos que deverão entrar no cardápio nos próximos dias. Pratos elaborados a quatro mãos, uma vez que o comando da cozinha está sob a responsabilidade dos chefs Felipe Niyake e Mayra Batista. Foi uma agradável surpresa. O bastante para provocar meu paladar.
Iniciamos com o clássico prato francês originário da região da Provença, o Brandade (que tem a textura de um purê) feito com bacalhau, servido com aspargo fresco e laranja in-natura. Muito leve e sutil. A laranja deu um toque diferenciado e especial.
Em seguida foi à vez de um excepcional Penne integral, sem lactose, com legumes grelhados. Molho delicado e condimentado, tempero maravilhoso. Aqui faltou o pão. Assim teria feito como os franceses e italianos: não teria deixado nem um restinho no prato.
Depois o chef Felipe me preparou um Tagliolini. Tenho certeza de que este será o novo carro-chefe da casa. Massa fresca no alho e óleo, com perfumado molho de camarão, limão e rúcula. Uma bela harmonia da rúcula com camarão e a massa delicada.
Outra bela surpresa foi à pescada amarela acompanhada da salada de quinoa e grãos.
 
Encerrei com um suculento javali assado, servido com um purê de mandioca suavizando e realçando um prato que pode ser leve ou pesado. Simples. Adorei.
Esqueci da gula e também aceitei uma refrescante sobremesa, servida com o vinho Château Jolys Juranson. Outra maravilha que recomendo para acompanhar sobremesa.



Aqui um aparte: No início do jantar havia optado “apenas” para um vinho em taça. Escolhi o argentino Viña Amalia, um excelente tinto, que já conhecia. Vinho encorpado, taninos maduros, fresco e equilibrado. Mas o sommelier José Vinicius Chupil , trouxe a garrafa e, cá entre nós, voltou vazia.


Vá lá e regale-se. Os chefs Felipe Niyake e Mayra Batista estão dando muito bem o seu recado. Depois disso, dê um longo passeio por toda extensão do shopping, e volte pra casa feliz da vida pelos momentos agradáveis que passou.
Fotos Marian Guimarães

Nenhum comentário:

Postar um comentário