terça-feira, 28 de julho de 2020

Música e arte pelo celular


Já pensou em curtir o som de uma orquestra inteira no toque de uma tecla? É o que o público do Ônibus da Cultura (espaço itinerante de arte e cultura) e os alunos da Escola Municipal Miguel Krug, no Portão, estão descobrindo durante esta quarentena.
 
Impedido de rodar pelos bairros da cidade, devido à pandemia, o Ônibus da Cultura, projeto coordenado por Lucia Casillo Malucelli, do Solar do Rosário, resolveu manter suas atrações pelos canais do Instagram e Youtube. Além disso, também estão acontecendo encontros semanais com turmas de Ensino Fundamental (5a. série), orientadas pelas professoras Raquel Mello, Claudia Aguiar e Josane Koehler. Os encontros acontecem por uma plataforma digital de videochamada, onde a conversa rola solta, e a turma troca informações, descobrindo um novo mundo de arte e música.
 
Na primeira reunião, as crianças queriam saber sobre o funcionamento do Ônibus Museu e as atrações desse espaço, que traz exposições artísticas, moedas antigas e até uma gaveta arqueológica, com objetos dos povos que já habitaram Curitiba. Esta semana, os encontros entraram em um ciclo musical, em que a turma está descobrindo mais sobre o mundo dos instrumentos, como o violino e a viola. Para isso, contam com a preciosa ajuda de Clarice Miranda, professora de música do Solar do Rosário, Fabíola Bach Akel, diretora artística e fundadora da Ladies Ensemble, uma orquestra só de mulheres, e Oksana Meister, violinista da orquestra. No final do bate-papo, Fabíola e Oksana ainda deram uma “canja”, tocando trechos das trilhas dos filmes “Piratas do Caribe” e “A bela e a fera”, para delírio da garotada.
Quando o quadro pandêmico estiver sob controle e a situação se regularizar, a ideia é que o Ônibus da Cultura volte à sua rotina original de funcionamento: dois veículos – o Ônibus Palco e o Ônibus Museu – que circulam pela cidade levando arte, história, música e entretenimento a escolas públicas, parques, Rua da Cidadania e praças de Curitiba. O projeto é viabilizado pela Lei de Incentivo a Cultura do Ministério da Cidadania e Secretaria Especial da Cultura, contando com o patrocínio das empresas Blount, Roca, Impextraco, Fertipar, Trutzschler e o apoio de Serra Verde Express, Fundação Cultural de Curitiba, Prefeitura Municipal de Curitiba, PUC-PR, Museu Paranaense e Governo do Estado do Paraná.
Por enquanto, as apresentações se mantêm nas redes sociais, além dos encontros ao vivo e pré-agendados, por plataforma digital. As próximas videochamadas devem apresentar novos instrumentos musicais e as funções da soprano e do tenor, entre outros itens. As escolas interessadas em conhecer melhor o projeto podem entrar em contato diretamente com o Ônibus da Cultura, pelo e-mail projetos@solardorosario.com.br ou pelo Instagram @onibusdacultura. -Fotos Marcelo Elias e acervo Brasilio Wille.

Nenhum comentário:

Postar um comentário