segunda-feira, 11 de março de 2019

OSP tem data marcada para voltar aos palcos


Orquestra Sinfônica do Paraná (OSP) já tem data para voltar aos palcos do Guairão! No dia 24/03, às 10h30, o maestro-titular Stefan Geiger abre a temporada com Abertura Francesa, concerto que reunirá obras dos compositores Dukas, Debussy e Ravel. O concerto de abertura tem o apoio da Aliança Francesa de Curitiba, do Instituto Francês, do Consulado Geral da França em São Paulo e do Instituto de Apoio à Orquestra Sinfônica do Paraná (IAOSP).
Ao longo do ano, o público poderá escutar a OSP tocando compositores amados como Villa-Lobos, Mozart, Bach e Beethoven. Haverá também concertos com compositores russos, como Rachmaninoff, Stravinsky e Shostakovich. Os destaques da temporada vão para a participação da OSP no jubileu de ouro do Balé Teatro Guaíra (BTG) em maio, com a montagem de A Sagração da Primavera.
Além dos concertos regulares no Teatro Guaíra, a OSP também está com duas apresentações confirmadas para o Grande Auditório do Teatro Positivo. Estes concertos fazem parte de uma iniciativa do Instituto de Apoio à Orquestra Sinfônica do Paraná, que, desde o final de 2018, busca novos patrocinadores para a OSP.
Sucesso de público a OSP traz novamente Charlie Chaplin. Dessa vez, apresentando o filme Tempos Modernos. O filme-concerto será em agosto no Teatro Positivo. Os concertos para crianças, que já viraram tradição da orquestra, também estarão de volta na programação e serão divulgados ao longo do ano.
Além da temporada regular, a OSP ainda terá outras duas programações que correrão paralelamente. O maestro Alessandro Sangiorgi vai apresentar a série de concertos na Região Metropolitana de Curitiba. Os concertos serão didáticos e trarão obras conhecidas pelo público e clássicos da ópera. Serão três concertos por cidade, sendo dois exclusivos para as crianças das escolas públicas da região com programação infantil direcionada, e um noturno, com entrada franca.
Além dos concertos na Região Metropolitana, a Série Música de Câmara, projeto dos músicos da OSP, também ocorrerá durante o ano de 2019. Em quartas-feiras selecionadas, no período da noite no Guairinha, pequenos grupos de músicos apresentam repertórios mais íntimos, para o público que deseja se aproximar ainda mais da orquestra. A programação da Série Música de Câmara será divulgada em breve no site do Teatro Guaíra e nas redes sociais da OSP.
No programa de abertura:
O Aprendiz de Feiticeiro (Paul Dukas); O Mar (Claude Debussy); L'après-midi d'un faune (Claude Debussy); La Valse (Maurice Ravel). -Fotos divulgação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário