segunda-feira, 15 de outubro de 2018

O autismo e o papel da escola


Acontecerá entre os dias 01 e 03 de novembro o maior evento de capacitação do país voltado ao autismo na escola, através da realização do Instituto Ico Project, o Instituto Ico Project Capacitação: Autismo na Escola. O congresso acontecerá no Auditório PotyLazzarotto do Museu Oscar Niemeyer (MON) e oferecerá 30 horas de capacitação para professores, familiares de crianças diagnosticadas com Transtorno do Espectro Autista (TEA) e terapeutas.
Na grade do encontro, que contará com palestrantes de renome nacional e internacional, temas como adaptação curricular (plano individualizado de ensino), estratégias para o ensino da matemática, aspectos jurídicos do bullying e como identificá-lo precocemente, habilidades sociais e comportamentos agressivos na escola, entre muitos outros, sempre abordados com densidade e dinâmicas de sensibilização do público. Os organizadores esperam a presença de 340 participantes, que devem ocupar a lotação máxima do auditório.

Além dessa capacitação de profissionais e famílias, o evento contará com um espaço social e palestras gratuitas. Para a área aberta ao público geral, a organização espera receber 4500 pessoas nos três dias. Elas poderão assistir 12 palestras gratuitas sobre temas gerais do autismo e visitar atrações como um espaço Sensório-Motor.
Queremos, com o evento, oferecer instrumentos profundos para a integração da família, escola e terapeutas, para que tenham meios concretos de possibilitar a inclusão plena de crianças e adolescentes com necessidades especiais no contexto escolar”, explica a fundadora do Instituto Ico Project, Elyse Matos.

Sobre o Instituto Ico Project
O diagnóstico de Transtorno do Espectro Autista (TEA) em seu primogênito, Enrico, motivou a família Matos a criar o Instituto Ico Project – uma iniciativa inédita no Brasil – para ajudar outras famílias a lidar com o autismo, oferecendo um misto de lazer e educação especiais para essa condição. “O surgimento do instituto veio como forma de transformar em legado positivo a circunstância que vivemos com o diagnóstico de autismo de nosso primeiro filho, o Ico”, diz a empresária Elyse Matos, fundadora do projeto ao lado do marido, Emiliano. - Fotos Naideron Jr

Nenhum comentário:

Postar um comentário