sexta-feira, 23 de março de 2012

Soberanos de Bordeaux

A convite do empresário Pedro Oliveira (comandante da importadora Porto a Porto) recentemente participei de um jantar harmonizado no restaurante Chalet Suisse, do chef Arthur Saredi.

O encontro foi em torno do jovem enólogo francês Jean Jacques Dubourdieu, filho do mestre Denis Dubourdieu - que revolucionou os métodos de elaboração de vinhos brancos e de sobremesa.

Jean, que estudou nas instituições de ensino superior Bordeaux Ecole de Management e Université de Sciences Économiques Montesquieu Bordeaux IV, hoje é diretor comercial na empresa Denis Dubourdieu Domaines e percorre o mundo apresentando as novidades da vinícola da família. Foi exatamente isto que veio fazer em Curitiba.

Numa noite agradabilíssima, grupo seleto de convidados era recebido com Canapés de Beefsteak Tartar e Ceviche Peruano acompanhado de champagne Deutz Brut Classic.

O cardápio do jantar estava irrepreensível. Entrada, primeiro e segundo prato, e a sobremesa, com opções de escolha.
De entrada optei por Vieiras Canadenses Gratinadas. Muito delicada e sutil, degustei esse gostoso molusco de carne firme com o vinho Clos Floridene Blanc- 2009 e o Château Reynon Sauvignon Blanc -2009. Ambos encorpados e elegantes, de equilíbrio perfeito entre força e finesse. Clos Floridene Blanc- 2009 , vinho de bela cor amarelo com reflexos esverdeados, aroma delicado e equilibrado. Na boca é refrescante, seco, mas delicado. Final muito agradável.



Como primeiro prato a opção era para Pescada Amarela com finas ervas, acompanhada de batata sauté e aspargos, ou Risotto de frutos do mar com lagosta (foto). Foi o que escolhi. De preparo notável, uma delícia para quem gosta de risotto. O vinho Château Reynon Rosé -2010, de belíssimo frescor, limpo, bem-feito, de boa intensidade e fácil de beber, foi o indicado para a harmonização.

Como prato principal optei pelo Blanquete de Veau, acompanhado de Spatzli na manteiga. Muito leve e delicado, maravilha pura. O vinho foi o Château Haura -2005, elaborado com 50% de Merlot e 50% de Cabernet; e o Château Reynon- 2008, elaborado com 90% de Merlot, 8% de Cabernet Sauvignon e 2% de Petit Verdot. Ambos de cor rubi-escuro, concentrado. Intenso e com bons aromas.


A companheira blogueira,Marcia Toccafondo optou pelo Mignon ao molho mostarda, acompanhado de batatas Rösti e legumes. Se deliciou ! !


O jovem enólogo francês Jean Jaques Dubourdieu fez questão de circular por todas sa mesas e brindar com os convidados. Aqui com a empresária Christiane Mansur (La Pasta Gialla) e o chef Junior Duski (Rede Madero) .


O anfitrião Pedro Oliveira, comandante da importadora Porto a Porto, entre o chef Junior Durski e o empresário Gentil Perdoncini, de Cuiabá.


Como todos os convidados também fui recepcionada com o champagne Deutz e brindei com Jean Jacques Dubourdieu. Fotos Diego Pisante e Marian Guimarães.

Nenhum comentário:

Postar um comentário