sábado, 3 de março de 2012

Comendo sem culpa

A charmosa brasserie C’La Vie, sempre aconchegante e agradável com sua decoração alegre continua despontando como um dos lugares preferidos dos curitibanos, para almoço e jantar.

De tempos em tempos, o cardápio da brasserie recebe alterações, agora sob a batuta do jovem chef Lenin Palhano ( guardem este nome).

Em visita recente tive oportunidade de degustar quatro novos pratos e uma sobremesa que remete à infância, principalmente para aqueles que viveram no interior.

O nome da sobremesa não poderia ser mais sugestivo: Doces lembranças. Uma trilogia composta de cubos de doce de abóbora em calda, bolo de mandioca com melado de cana, e um creme de milho que recebeu o nome francês de brûlée de milho - (brûlée quer dizer queimado. Superfície caramelizada, criando um belo contraste com o creme suave e macio).

Comi tudo sem culpa. Foi um desfile de pratos. Sai de lá sentindo-me muito bem. Nada pesada, depois de banquetear com ostras, gnocchi de ricota e espinafre, camarão e polvo com arroz negro, mignon com polenta, e a deliciosa sobremesa, tudo harmonizado com os vinhos muito bem escolhidos pela enóloga e sommelier da brasserie, Sandra Zottis e o enófilo/proprietário do C'La Vie, Rafael Zaneti.

A pâtisserie Harumi Iura e o chef Lenin Palhano, foram até o salão para receber a aprovação e os elogios dos convidados presentes.






O perfeito tira-gosto: carpaccio, patê de tomate seco, beringela, manteiga e pães especiais.A entrada foi ostra gratinada ao veluto de peixe.

Pela primeira vez comi gnocchi de ricota e espinafre, recheado com queijo brie ao molho de tomate fresco, camarões e vegetais. Muito saboroso. Devorei! !

Para harmonizar foi oferecido o sul-africano Chardonay -2009 - Newton Johnson. Vinho elegante, complexo, com toques minerais, grande personalidade. Bonita cor amarelo-esverdeado.

O segundo prato foi o camarão rosa e polvo salteado em manteiga de coral, servido com arroz negro e molho massagô. Também não conhecia este molho que, segundo o chef, é de ovos de caranguejo. Um prato leve e agradável , bastante aromático.

O prato principal foi mignon de vitelo ao molho de vinho do Porto, acompanhado de polenta italiana cremosa, finalizada com creme de milho. Simplesmente "dos deuses".

O vinho foi perfeito. Elegante e equilibrado. Boa acidez, álcool muito bem integrado com o prato.


O proprietário do C'La Vie, Rafael Zanetti, e a enóloga, Sandra Zottis que ajudou a receber os convidados. Fotos Marian Guimarães e assessoria de imprensa do C'La Vie.

Nenhum comentário:

Postar um comentário