sexta-feira, 27 de abril de 2018

24.o Salão Paranaense de Turismo


Otimismo foi a tônica da solenidade de abertura do 24.o Salão Paranaense de Turismo, na noite de quinta-feira (26), no Memorial de Curitiba. Promovido pela Associação Brasileira de Agências de Viagens (ABAV-PR), o evento reúne representantes do setor turístico de todo o país nos dias 27 e 28 na Expo Unimed Curitiba.
Acontecem simultaneamente a 14ª Mostra das Regiões Turísticas do Paraná e o Fórum Nacional de Turismo Rodoviário.
Ao dar as boas vindas aos participantes, o presidente da ABAV-PR Antonio Azevedo realçou a importância do turismo para o desenvolvimento social: “São 52 setores produtivos gerando empregos e realizando sonhos”. Para estar atualizado em relação às inovações tecnológicas da era digital, o setor investiu fortemente em capacitação, transformando os agentes de viagens em consultores 24 horas voltados ao elo mais precioso da cadeia turística: o cliente. Segundo Azevedo, o conhecimento, a segurança e o tempo são os principais fatores de sucesso. Ele também destacou o empenho da ABAV-PR para modernizar a estrutura aeroportuária paranaense: “Não podemos perder mais tempo”.

Recém chegado do México onde participou da Feira das Nações, o prefeito de Curitiba, Rafael Greca, abordou a visão do turismo como estratégia para superar graves crises, a exemplo do Plano Marshall no pós-guerra. “A luz dos pinhais que brilha em Curitiba ilumina os caminhos do turismo”, afirmou o prefeito ao destacar a escolha do Memorial de Curitiba por ser “o coração da cidade”.Greca anunciou a retomada de pesquisas para melhor atender à demanda turística. A Linha Turismo terá bilhetagem eletrônica por aplicativo com tíquete válido por 24 horas, bem como embarques e desembarques “onde o turista queira”.

Participaram da cerimônia o professor Jacó Gimennes, representando a governadora Cida Borghetti; o presidente da Fecomércio Sistema Sesc/Senac, Darci Piana; o presidente da Federação Nacional do Turismo (Fenactur), Michel Tuma Ness; o diretor operacional do Sebrae Paraná, Julio Cezar Agostini; a presidente da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel-PR), Jilcy Mara Joly Rink; o presidente da Comissão de Turismo da Assembleia Legislativa, deputado Ney Leprevost; a presidente do Instituto Municipal de Turismo de Curitiba, Tatiana Turra; o presidente do Curitiba Convention & Visitors Bureau, Adonai Aires Arruda Filho; o presidente do Sindicato Empresarial da Hospedagem e Alimentação (SEHA), João Jacó Mehl; o representante da Federação Brasileira da Hospedagem e Alimentação, Marco Antonio Fatuch e o presidente da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis (ABIH-PR), Orlando Kubo.

Na oportunidade, foram homenageadas personalidades do trade turístico estadual. Uma apresentação de dança folclórica de Curitiba encerrou a solenidade.
Valorização do Centro Histórico
O coquetel de boas vindas foi oferecido pela Associação de Comerciantes do Setor Histórico de Curitiba, valorizando a culinária típica da multiplicidade cultural da cidade.
Na ocasião os estabelecimentos Jeito Mineiro, Bella Vivenda, Bar do Alemão, Pizza, Hotel Brasília, Nonna Giovanna, A Caiçara, Hotel Roma, Oriente Árabe e Procerva – Associação dos Microcervejeiros do Paraná deram um brilho especial ao evento. As delícias gastronômicas típicas atraem turistas à capital paranaense.
Crédito texto Gisele Passos e fotos Kelly Knelves.

Nenhum comentário:

Postar um comentário