sábado, 9 de julho de 2011

Ayza – Sabores de Origem

A palavra Ayza, em árabe, significa “soberana”. Esse também foi o nome que Cláudio Corvera, Jenny Amorim e Edna Trindade escolheram para “batizar”seu restaurante. “Ayza – Sabores de Origem” –, é a mais nova atração da gastronomia internacional da cidade. Abriu suas portas para o grande público na quinta-feira dia 07 de julho.

Localizado à Avenida Sete de Setembro, 6.355, em seus 1.200 metros quadrados de área construída, o Ayza possui três salões com 150 lugares, uma área de eventos para até 130 pessoas, uma charutaria, um bar e a loja exclusiva de vinhos Reserva Austral.

Lá, o cliente vai encontrar receitas originais de 13 diferentes lugares do mundo. Elas compõem o cardápio do restaurante, resultado de um minucioso trabalho de pesquisa e seleção comandado pelo chef Helton Camargo Costa.

Além do respeito às receitas originais dos pratos de várias partes do mundo, a nova casa também nasce com outro grande diferencial: a loja da Reserva Austral integrada aos seus salões. Com mais de 400 diferentes rótulos do mundo inteiro, a loja também é a importadora exclusiva em Curitiba de 16 rótulos da Vinãs de Uco, de Mendonza (Argentina).

O cardápio é enxuto. Sem exageros. A cozinha surpreende.
Iniciamos a degustação com o Gaspacho, tradicional sopa fria de origem espanhola.


Rica no sabor e na apresentação, assim foi a seleção de entradas Ayza.

O sabor das delícias portuguesas veio com o Caldo Verde - feito à base de batatas e couve manteiga. Surpreendeu pela excelente textura.

Na sugestão Água (o cardápio é dividido em suites: Água e Terra), o camarão à Dijon (camarão rosa refogado com mostarda e mel guarnecido com pur6e de castanhas), e Robalo à Porto Casais (tradicional prato da cozinha catarinense), única receita criada pelo chef Helton e que representa a culinária brasileira.

Cabritinho de Coimbra, Ossobuco com Polenta Italiana e o Carré de Carneiro com Crosta de Hortelã, estavam perfeitos.

De sobremesa degustamos o Cheekace com calda de frutas e encerramos com uma deliciosa Espuma de Manga com sorvete de coco e calda de gengibre, criação da patisserie Renata Giuliani.


O vinho Tricyclo- safra 2008, foi uma agradável surpresa. Não foi por menos, afinal é Medalha de Ouro.

O sommelier Hélio Ribeiro da Silva, responsável pela harmonização da loja com o restaurante, soube escolher muito bem os vinhos para a nossa degustação.

O bar é um local charmoso, muito agradável. É bom lembrar ainda que o sistema de climatização, de todo o restaurante, é perfeito.



A loja da Reserva Austral é integrada aos salões do restaurante.

As proprietárias Jenny Amorim e Edna Trindade, juntamente com Claudio Corvera (também proprietário) no merecido brinde de inauguração.

Além de desenvolver o cardápio e comandar o laboratório dos pratos, o chef Helton( primeiro à esquerda) treinou pessoalmente toda a equipe da cozinha do Ayza, que será comandada no dia a dia pelo chef Carlos Eduardo Rohrsetzer.

A equipe de salão é muito bem afinada.


Ayza – Sabores de Origem fica na Av. Sete de Setembro, 6.355, possui estacionamento próprio, com serviço de manobrista, e funciona de segunda a sábado das 12 às 15h e das 19 às 24h(almoço e jantar), domingo com almoço, das 12 às 15h. -Fotos divulgação e Marian Guimarães.

Nenhum comentário:

Postar um comentário