terça-feira, 12 de julho de 2011

Mais uma etapa de "Sou Chef, Uso Germer”

Nem mesmo o frio do último sábado (9) sábado desanimou os competidores, organizadores e jurados da segunda edição do concurso “Sou Chef, Uso Germer”, que aconteceu na Sede Gourmet do Centro Europeu, em Curitiba.

Dessa vez o tema do concurso, que contou com a participação de cinco estudantes de chefs de cozinha, foi “entrada e prato principal”. Cada competidor teve duas horas e meia para preparar e apresentar ao corpo de jurados, composto por cinco profissionais do segmento, receitas de entrada e prato principal.

O júri foi formado pela chef de cozinha do Centro Europeu e empresária Manu Buffara; pelo designer Luiz Pellanda; pelo chef de cozinha do Centro Europeu Raul Carrasquilo, pelo jornalista da Gazeta do Povo Gilson Garrett e por mim, hoje editora de gastronomia da revista Dimensão e também blogueira da área Novamente uma decisão muito difícil. A diferença de pontos foi mínima.

Após a apresentação e degustação das receitas, o resultado foi anunciado. O ganhador, que levou para casa um kit de porcelanas Germer no valor de R$ 1.000 foi Leandro Leite, que preparou as receitas de carpaccio de camarão e salmão grelhado ao molho de physalis.

O segundo lugar ficou com Horácio Coutinho Junior, com as apresentações de ninho de cenoura ao pesto e strogonoff de queijo.

O terceiro lugar, por sua vez, foi para a estudante Graziele Casaril com as criações de carne deli in brodo e risoto de ervas finas com o melhor strogonoff do mundo.

Todos os três vencedores ganharam porcelanas da empresa e terão suas receitas publicadas em um livro que será impresso pela Germer no final deste ano para presentear seus clientes de todo o país.

Ébom lembrar que a Germer é uma das maiores fabricantes de porcelanas finas de mesa de toda a América do Sul e atende hotéis, restaurantes, empresas de todo o Brasil além de estar presente no cotidiano e na mesa de muitos brasileiros.

O mix de produtos da empresa conta com mais de 400 itens entre peças da linha branca, decorada e chef gourmet. Todas as porcelanas utilizadas na competição são fabricadas pela empresa. Leandro Leite preparando o salmão grelhado ao molho de physalis, que proporcionou uma combinação perfeitamente.


A entrada carpaccio de camarão e o salmão grelhado ao molho de physalis, deram a Leandro o primeiro lugar.

Rafael Guimarães preparando o creme de abóbora com ragu de camarão. Prato muito leve e saboroso.

A agilidade de Rafael no corte da cheiro verde, para mim, foi surpreendente.


Preparo do salmão para o prato principal.

O salmão ao molho de tangerina guarnecido com arroz negro, foi um sugestão acertada. Bonito visual e sabor melhor ainda.

Gabriel Freitas Hoffmann optou como entrada por uma salada de couscous marroquino com frutos do mar.

Como prato principal: filé de linguado ao molho de laranja com arroz de leite de coco e purê de mandioquinha para acompanhar. Muito suave. Salada de couscous marroquino com frutos do mar, leve e saborosa.



Graziele Casaril preparando o carne deli in brodo, receita de família.


Com o risoto de ervas finas com o melhor strognof do mundo, mais o carne deli in brodo, Graziele conseguiu o terceiro lugar.

Horácio Coutinho Junior preparando o strognof de queijo, sugestão de prato principal.

Aqui Horácio cuida da finalização da salada: ninho de cenoura.

O ninho de cenoura e o strognof de queijo deram a Horácio o segundo lugar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário