O movimento reúne 15 restaurantes da cidade com o objetivo de ampliar a reflexão sobre como alimentação e natureza podem manter-se em equilíbrio
O objetivo do Gastronomia Responsável é aliar conservação da natureza à gastronomia, indicando que ambas podem estar em equilíbrio.
O movimento tem curadoria do chef Celso Freire, que convidou chefs da cidade para aderirem à iniciativa.
Ao todo, 15 restaurantes participam do Gastronomia Responsável, incluindo o Guega Ristorante, do próprio Freire.
Cada chef criou um prato unindo elaboração sofisticada e, ao menos, um dos quatro princípios de conservação da biodiversidade que direcionam o movimento: uso de ingredientes orgânicos, não-utilização de espécies ameaçadas de extinção, uso de produtos de fornecedores locais para evitar emissão de gás carbônico no transporte, e utilização integral de alimentos para evitar o desperdício.
Os pratos responsáveis criados para o movimento passam a fazer parte do cardápio fixo dos restaurantes e terão valor máximo de R$ 30 (trinta reais).
A venda de cada prato reverterá R$ 1 (um real) para ações de conservação da natureza da Fundação O Boticário.
Integram o movimento os restaurantes: Bistrô do Victor, Cantina do Délio, Edvino, Gepetto, Lapinha SPA, Madero, Maia Box, Missouri Gourmet Deli, Oli Gastronomia, Original Beto Batata, Quintana Café e Restaurante, Sel et Sucre, Zea Maïs e o mexicano Totopos.
O Gastronomia Responsável será um movimento perene que passa a figurar no roteiro gastronômico de Curitiba.
Fotos Marian Guimarães.
Nenhum comentário:
Postar um comentário