segunda-feira, 9 de março de 2020

Novidades no mercado de vinhos





Quem esteve recentemente em Curitiba foi Jorge Peidro Montaner, da bodega espanhola Chozas Carrascal. Veio a convite da Jigger Spirits (leia-se empresários Rafael Ghignone, da Tesoros de Cuba; e Luciano De Pauli Jorge, do restaurante Las Tablas) para lançamento de seus vinhos elaborados na região de Utiel-Requena, localizada a 70km de Valência. 

O encontro foi com almoço harmonizado no restaurante Las Tablas, onde grupo de convidados pode conhecer alguns dos vinhos que a família Lopez Peidro elabora desde os anos 90, vinhos mediterrâneos de altitude. Em 2009, lançaram os vinhos orgânicos e, em 2012, receberam a qualificação como produtores de Vinho de Pago, denominação de qualidade que somente 17 bodegas da Espanha possuem, dentre mais de 5.000 vinícolas. 

Para Jorge, estar presente como Bodega em outros países como o Brasil e levar a paixão e emoção vividas no dia a dia da Bodega sempre foi o objetivo principal.
O evento iniciou com a Cava Chozas Carrascal, de reflexos dourados, perlage fina e persistente. Frutado, acidez equilibrada, seu frescor foi unânime no agrado dos presentes. Um vinho para começo e fim de uma refeição. Foi perfeito para acompanhar entradas como a Salada Giovanna, as deliciosas Empanadas – de carne e queijo-, e o Matambrito, consideradas entradas imperdíveis do Las Tablas.

Em seguido foi o branco Las Tres – vinho de pago -, elaborado com as uvas Macabeo, Chardonnay e Sauvignon Blanc, também harmonizado com as sugestões de entrada. Vinho aromático, elegante, apresentado toque sutil de baunilha e mel.
A sequência continuou com o Las Cuatro - vinho de pago-, elaborado com as uvas Tempranilo, Garnacha, Syrah e Merlot, de uma exuberante cor rosé. Vinho expressivo, deixando em boca um frescor intenso, longo e doce.
Para prato principal foi escolhido o tinto Las Ochos – vinho de pago-,elaborado com as uvas Bobal, Monastrelli, Garnacha, Tempranillo, Cabernet Sauvignon, Cabernet Franc, Syrah e Merlot, com graduação alcoólica de 14,5%. Vinho potente, concentrado, apresenta grande presença em boca. 
Harmonização foi Ojo de bife e também com o bife parmeggiana, pappas fritas e arroz com brócolis, perfeito.
A fantástica sobremesa Panqueque de dulce de leche - panqueca com recheio de doce de leite, guarnecida de sorvete de creme e carro-chefe da casa -, foi harmonizada com o francês Muscat -Domaine Perna Batut (2012), aroma de frutas cítricas e também floral. Valeu.

Com um portfólio de 12 exemplares, mais o azeite de oliva extra-virgem premium Mirral de la Terra, estão à disposição na Jigger Spirits.

É bom lembrar que todos os vinhos que levam a marca Chozas Carrascal são produzidos pela família Lopez Peidro, são orgânicos e alguns exclusivos com garrafas numeradas e produção limitada. - Fotos Marian Guimarães

Nenhum comentário:

Postar um comentário