quinta-feira, 5 de março de 2020

163 anos da Biblioteca Pública do Paraná


Na semana em que completa 163 anos de fundação, a Biblioteca Pública do Paraná (BPP) promove um dia inteiro de programação cultural gratuita para adultos e crianças. Os eventos acontecem nesta sexta-feira (6) e reúnem literatura, música, teatro e artes visuais. O tema da comemoração deste ano é o Dia Internacional da Mulher, celebrado no domingo (8).
As atividades começam na Seção Infantil, às 11hs, com uma sessão de contação de histórias dedicada à escritora Clarice Lispector, que completaria 100 anos em 2019. A apresentação é seguida de uma oficina de trabalhos manuais também baseada na obra da autora. Ainda pela manhã, às 11h30, participantes do movimento Slam das Gurias fazem uma intervenção poética, com temática social e urbana, no hall térreo. Surgidos nos EUA e ligados à cultura hip-hop, os “slams” são campeonatos de poesia realizados em espaços públicos, com regras definidas e sem acompanhamento musical. O grupo volta a se apresentar às 15h45 e 17h45.
Às 16hs, no hall térreo, o coletivo literário Mulherio das Letras conduz uma roda de leitura com textos que tratam do feminicídio. Em seguida, às 18hs, o grupo de câmara da orquestra Ladies Ensemble (formado apenas por mulheres) realiza um concerto no mesmo espaço. No repertório, obras de Vivaldi, Tchaikovsky, Beethoven e Villa-Lobos, entre outros.
A programação termina às 19hs, com distribuição de bolo e uma confraternização entre os convidados, o público e a equipe da BPP. 
Também acontece a abertura oficial da exposição Curitiba Cultural, do grupo de desenhistas Urban Sketchers. São registros produzidos na rua, que retratam espaços como Museu Oscar Niemeyer, Bondinho da Leitura, Solar do Barão, Teatro Guaíra, Cine Passeio, Museu da Imagem e do Som, Belvedere e Paço da Liberdade, além da própria Biblioteca Pública. A mostra fica em cartaz no hall térreo desde a manhã de sexta até o dia 28.
A BPP
Fundada em 7 de março de 1857, a Biblioteca Pública do Paraná já funcionou em 12 sedes. A atual, inaugurada em 1954 e tombada pelo Patrimônio Cultural em 2003, hoje funciona como um centro de cultura, convivência e conhecimento, por onde passam cerca de 2 mil pessoas diariamente. É o espaço cultural mais frequentado pelos curitibanos, segundo uma pesquisa realizada em 12 capitais brasileiras pela empresa de consultoria JLeiva Cultura & Esporte. - Fotos divulgação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário