segunda-feira, 20 de agosto de 2012

Chef´Seasons, desta vez é a Itália

Como tem ocorrido a cada dois meses, a Rede Mabu Hotéis & Resorts realiza seu Festival Internacional de Gastronomia e Harmonização. Na última sexta-feira tive a possibilidade de participar do primeiro encontro. Sucesso absoluto. Tem repeteco na próxima sexta-feira (24).

O projeto - Chef´Seasons -,foi idealizado por Fernanda Abujamra Rossi, Ana Carolina Abujamra Rossi e Alberto Abujamra Neto, pertencentes à terceira geração da família Abujamra. Cá entre nós, o projeto emplacou. 

O primeiro foi sobre a culinária portuguesa que teve os pratos assinados pelo badalado chef Tarciso Lopes. Desta vez o  tema é a culinária italiana. Na cozinha, o simpático e experiente chef Enzo Ambrosetti, do Centro Europeu. É bom lembrar que o chef Enzo é graduado em gastronomia pelo Instituto Profissional de Hotelaria de Fiuggi Terme, na Itália.

Aliás, o evento conta com a parceria do Centro Europeu e também da marca Paganini. Os vinhos são da importadora paranaense Porto a Porto, que já se tornou referência nacional.

Veja alguns tópicos do memorável jantar:
A mestre de cerimônia foi  Conceição Contin, presidente da Mccom.
A diretora-geral da Rede Mabu Hotéis & Resorts, Márcia Abujamra, falou sobre o projeto. "A  intenção é promover uma imersão dos clientes na cultura do país a ser abordado."
A cada prato servido a sommelier Aline Forster, representante comercial da Porto a Porto, fazia a explicação do vinho e o chef Enzo sobre a  harmonização com o prato.
Depois da recepção com o delicioso Arancini de gorgonzola harmonizado com o Prosecco Casal Del Ronco, foi servido à mesa o Roullé di Manzo Caramelatti (lâminas de mignon batidas e finas, enroladas com rúcula e parmesão ao molho de manga caramelada), que estava muito gostoso. Continuamos no prosecco.
O primeiro prato foi a  massa pappardelle da Paganini. Chef Enzo foi muito feliz na execuçâo. Massa al dente, molho suave, com frutos do mar e cogumelos no perfume de azeite de trufas. O vinho Lumà Grillo IGT- foi uma agradável supresa. Elaborado 100% com a uva Grillo, acompanhou muito bem com o prato.
Depois foi a vez do Cinghiale in Salmi - javali marinado em vinho e especiarias, cozido lentamente, acompanhado de polenta bramata grelhada e tomate cereja caramelado. Simplesmente " dos deseus", como diria minha avó. O vinho: Micina Nerello Mascalese IGT- um tinto siciliano elegante e equilibrado, com boa acidez, álcool muito bem integrado.
De sobremesa: Torta Caprese harmonizada com o Lombardo Marsala Dolce. Para grand finale: Cantuccinni harmonizado com o Poderi del Paradiso Vin Santo - San Gimignano.
Os casais da famíllia Abujamra: Sergio e Marcia; Astrid e José Maria, tendo ao centro o Consul da Itália em Curitiba, Salvatore Di Venezia, que prestigiou o evento.


Tudo que acabei de postar tem repeteco na próxima sexta-feira. O jantar é aberto ao público. O valor por pessoa é de R$ 119,00 mais taxas de serviço, incluindo uma taça de vinho servida com cada prato, além de água, refrigerantes e suco de laranja. 

O Mabu reservou ainda um pacote especial para quem quiser passar a noite em uma das confortáveis acomodações do hotel. A partir de R$ 290,00 mais taxas, o pacote inclui jantar italiano para duas pessoas e uma diária em apartamento duplo. Boa pedida!

Fotos Marian Guimarães.

Nenhum comentário:

Postar um comentário