sexta-feira, 2 de dezembro de 2016

Por traz de "A Bela e a Fera"


A montagem do espetáculo A Bela e a Fera, produzido pela Escola de Dança Teatro Guaíra, surpreende pelos números e pela produção. Serão 11 apresentações, de 1 a 6 de dezembro, incluindo duas sessões extras, totalizando 23.793 ingressos vendidos e convites.

Para o cenário, criado pelo cenógrafo do Centro Cultural Teatro Guaíra, Carlos Kur (foto), foram usadas 200 chapas de compensado de 6mm, sobre as quais foram pintadas as casas da vila onde mora Bela, a protagonista, e outras foram recortadas à mão para fazer os arabescos que emolduram a boca de cena do palco e os detalhes do palácio da Fera.

Para a pintura do cenário foram 28 latas de tinta de 18 litros e mais 15 tubos de spray.
Também foram usados 1.200 metros de tecidos, 1.200 rosas e outras 50 imagens de rosas estão plotadas no piso e nos vidros do Guairão.

A produção deste espetáculo começou há seis meses com os esboços dos cenários criados por Kur e se intensificou no último mês. Ao todo 15 pessoas estão envolvidas na produção cenográfica.

Figurinos – para caracterizar os 250 alunos e 18 ex-alunos da Escola de Dança Teatro Guaíra foram criados 271 figurinos para 21 personagens e grupos.
Deste total, 239 foram criados e confeccionados para a EDTG pela Criatto Fantasias, de Goiânia. Outros sete figurinos tiveram criação de Ricardo Garanhani e confecção de Rose Matias (que criou também os 17 figurinos da cena Magia), e oito figurinos são do acervo da Escola.

Além dos personagens principais, como a Bela e a Fera, estão em cena Maurice, o pai da protagonista, Gaston, Madame Samovar, Horloge e Lumière.

E ainda como personagens, a Grande Rosa, amigas e amigas da vila e da taberna, crianças da vila, lavadeiras, vendedora de livros, realejo, ovelhas, carneiros, pastora, abelhas, pétalas, jardineiros, cupcakes, sorvetes, espanadores, tapetes, garçonetes e cozinheiros.

Música - a trilha sonora foi criada pelo pianista e produtor musical Lauro Castro. A pesquisa começou em fevereiro e desde julho os trabalhos acontecem em estúdio, totalizando 1.300 horas. Foram criados para A Bela e Fera 29 temas musicais. Esta foi a primeira criação musical de Castro para um balé.

Nenhum comentário:

Postar um comentário