quarta-feira, 7 de dezembro de 2016

Eternas borbulhas de Don Román

Localizada em Fuenmayor, na região de Rioja Alta, norte da Espanha, a Marqués de Tomares foi mais um paraíso de vinícola que tive a oportunidade de conhecer através de convite das importadoras Porto a Porto e Casa Flora, grandes empresas que continuam crescendo, mesmo com a crise econômica que o Brasil vem atravessando nos dois últimos anos.

A sede da Marqués de Tomares, hoje comandada pelos netos do fundador Don Román Montaña (iniciou o trabalho em 1910), conta com a mais alta tecnologia para elaborar vinhos diferenciados e bem sucedidos, que vão de encontro aos conceitos que identificam os vinhos espanhóis.

Como em todas as vinícolas visitadas aqui também, surpresa atrás de surpresa. A começar pelo respeito que Oscar Montaña, atual comandante do empreendimento, teve com nosso grupo. Digo nosso porque fazia parte do grupo de profissionais da Porto a Porto e Casa Flora. 
Montaña adiou em mais um dia o encerramento da vindima para que tivéssemos a oportunidade de conhecer este trabalho. Nessa empresa o avanço tecnológico está em perfeita harmonia com as tradições no cultivo das vinhas. Sensacional. 
Muito alegre e brincalhão Oscar Montaña nos levou para conhecer suas vinhas centenárias; as caves subterrâneas onde além dos vinhos detalhes me chamavam atenção. 
As grades/portas das caves, os lustres com sua luminosidade serena para que nada altere o que requer o ambiente.
A pequena sala de estar onde é preservada a bela história da família, e alguns corredores com obras de arte. Tudo muito significativo.
 
Na sala de degustação foram muitos os vinhos. Reverencio o cava Don Román Brut elaborado pelo método tradicional com as uvas Macabeo, Parellada, Xarello, com sua bonita cor amarelo palha e reflexo dourados. Aroma intenso. Final longo e equilibrado. Foi “agarrada” a este cava que me fotografei, saboreando-o, entre belíssimas videiras. Sonho realizado....quem diria. 
No final tivemos mais uma surpresa. Fomos presenteados com o Marqués de Tomares reserva Privada 2001 – com nosso nome e a data da visita:”Fuenmayor, 30 de outubro del año 2016”. A minha “botella” é de no. 03.329. Recebi das mãos de Sra. Isabel (esposa de Oscar Montaña). Vinho que será guardado para momento muito especial.
 
Almoçamos no Mesón “El Pastor” de gastronomia regional. Serviço excelente. Como entrada sopa de cozidos tradicional da região, costeletas, carne curada em fatias finíssimas e saladas de folhas. O vinho escolhido foi o Nuestro Verdejo-2015, elaborado em Rueda. Produção limitada (25.000) garrafas numeradas. A que tive prazer de degustar foi a de n.o 6.110. Boa concentração, aroma gostoso com várias nuances. Redondo, sem arestas na boca. 
O grande destaque foi o cordeiro assado em forno a lenha especialidade da casa. O pão de óleo, típico de Aranda del Duero, que acompanha o cordeiro é magnífico. O vinho foi o tinto Nuestro safra 2014 - produzido na unidade Ribera del Duero-,cujo charme vai sendo descoberto aos poucos. Harmonização perfeita com cordeiro assado. 

A linha Nuestra ainda não chegou ao nosso país, mas em breve terá seu lançamento pelas importadoras Porto a Porto e Casa Flora.

É bom lembrar que importadoras Porto a Porto e Casa Flora trazem ao Brasil os seguintes rótulos: Liderato (branco e tinto), Monastério de San Prudêncio (branco e tinto), Don Román tinto, MT Ribera del Duero, Marqués de Tomares Excellence, Marqués de Tomares Crianza, Marqués de Tomares Reserva, Marqués de Tomares Gran Reserva, MT Selección de la Familia, Cava Don Román Brut, Cava Semi-Sec Don Román, Cava Rosé Don Román e Cava Brut Don Román Reserva Imperial.
Degustação na cave: Thais Carvalhal, Simone Meirelles, Thiago Torres, Gerson Foltran Jr.,Oscar Montaña, Rodrigo Correia de Oliveira, Juliana Mickbah, Gustavo Carvalhal, eu, Evandro Giacobbo, Elis Carbanilhas, João Pensin,Marcio Barbieri,Roberta Chies, sra. Isabel, Gilza Severo, Marcia Toccafondo e Camila Podolak.

A vinícola é aberta a visitação, embora seja necessário efetuar marcação com alguma antecedência. Mais informações pelos sites: www.portoaporto.com.br ou www.casaflora.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário