sábado, 20 de setembro de 2014

Comemorando Grenache Day

Mensalmente na terceira terça-feira do mês a Confraria Feminina do Vinho de Curitiba se reúne em torno de "algumas garrafas" e sempre coordenada por uma das confreiras. Neste mês a data foi alterada. 

O encontro foi sob a batuta de Isa Pudles que teve a feliz ideia para reunirmos ontem (19) e comemorássemos o Grenache Day, uma data festiva na Região Meridional Sul do Rhône uma vez que a Grenache é a uva de sucesso naquela região.
O local de nosso encontro foi a sala vip da Grand Cru. Degustamos os vinhos Châteauneuf Du Pape –La Nerthe Rouge 2010;  o Vacqueyras 2010 - Domaine des Genêts, e o Gigondas 2007 da Brunel de la Gardine. Encerramos com o Muscat de Beaumes de Venise – Delas La Pasteurelle, para acompanhar a sobremesa.
Ficou difícil, entre nós, dizer qual o melhor. Todos supimpas. 

Algumas penderam um pouco mais para o Gigondas 2007 da Brunel de la Gardine, eu fiquei com o Vacqueyres. Muito bem estruturado, sua composição é de 70% da Grenache, 20% Syrah e 10% Mourvèdre. Boa harmonia sobre um tripé de acidez, álcool e taninos, bem balanceados e sem arestas. No copo, teve uma abertura maior ainda.
 
O menu foi do jovem chef Luis Fernando, uma boa revelação na gastronomia curitibana.
O ragú de cordeiro com polenta muito saboroso e aromático. A harmonização perfeita com todos os vinhos selecionados.
A sobremesa...imperdível. Melhor ainda com o vinho  Muscat de Beaumes de Venise – Delas La Pasteurelle.

Nosso próximo encontro será comandado pela confreira e vice-presidente da Confraria, Eunice Rocha. Vamos aguardar dia 21 de outubro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário