quarta-feira, 24 de julho de 2013

Um festival para ficar na história

Profissionalismo. Esta é a melhor definição para o evento realizado pela importadora Porto a Porto em parceria com o Centro Europeu, reunindo os chefs Celso Freire, Junior Durski, Dudu Sperandio e Manu Buffara que mostraram sua arte com o magnífico Tartufi Acqualagna.

Na foto: Camila Podolak (marketing da Porto a Porto),os chefs Manu Buffara, Junior Durski, Dudu Sperandio, Celso Freire, o empresário Pedro Oliveira um dos diretores da importadora Porto a Porto, e José Osti um dos diretores do Centro Europeu, brindando o sucesso do evento.

Com sabor único e aroma perfumado, o tartufo é um tubérculo subterrâneo pertencente à família dos fungos. Eles crescem próximo das raízes das árvores. Para a sua colheita, chamada de caça, cães farejadores são cruciais para apontar o local abaixo da terra onde se encontra o valioso fungo.

Apreciado desde 1700 A. C., com testemunhos e registros de sua presença na dieta dos sumérios, como o Patriarca Jó, e gregos, como o filósofo Plutarco, o tartufo atravessou culturas milenares e conquistou o título de “Diamante da Gastronomia”.

A importadora Porto a Porto, representante da marca italiana Acqualagna Tartufi no Brasil, convidou um time de chefs premiados para preparar receitas com o “Diamante da Gastronomia”, como massas, risotos, carnes, peixes, entre outros pratos, intitulado de Festival do Tartufo, foi um sucesso.
O Festival do Tartufo - ‘O Diamante da Gastronomia’- vai ficar na lembrança. Pratos bem elaborados, descontração dos chefs, e a boa interação do seleto grupo de convidados.
Como entrada a chef Manu Buffara apresentou Steak Tartar com Gema de Ovo de Codorna e Trufa Negra Laminada, harmonizado com Champagne Deutz Brut Classic.
O chef Celso Freire, assessorado pela chef Gabriela Freire, como entrada serviu Amuse – Ostras frescas com beurre blanc de trufas. Simplesmente maravilhosa. A harmonização também foi com Champagne Deutz Brut Classic.
O outro prato apresentado pela dupla "Freire"  foi o Ovo Perfeito com purê de abobrinha e manteiga dourada com lascas de Tartufo Negro.
O chef Dudu Sperandio apresentou como entrada Mini Torrada com presunto cru, ovinho de codorna e lâminas de Trufas Negras (foto). Como prato principal o  Tagliatelle con Salsa Formaggio al Tartufo e Lâminas de Tartufo Negro, harmonizado o vinho tinto Barbera Luigi Einaudi.
O chef Junior Durski apresentou um saboroso e aromático  Risoto de Parmigiano Reggiano com Savarin de Cordeiro, harmonizado com o vinho tinto Chateau Caronne 2009. Perfeito.



A chef Manu Buffara também foi a responsável pelo sobremesa. Apresentou uma deliciosa Panna Cotta de queijo trufado e goiabada, com crocante de maçã. A harmonizção foi com o vinho Porto Messias 1994,
Os vinhos e os produtos utilizados pelos badalados chefs fazem parte do portofólio da importadora Porto a Porto.
Fotos Henrique Araújo e Gustavo Zielonka Vieira.

Nenhum comentário:

Postar um comentário