sábado, 15 de agosto de 2015

Família Fardo Vinícola

A cada dia boas surpresas na Região Metropolitana de Curitiba, que vem surpreendendo com suas vinícolas. Não são muitas, mas oferecem um bom vinho. Quase todas sempre com degustação orientada e a presença do enólogo. É o caso da Família Fardo, em Quatro Barras. Um bom programa para final de semana, apesar de que a  vinícola atende de segunda a sábado das 9 às 17hs.

No comando do empreendimento está o empresário Ambrosio Fardo membro de uma família que, em décadas passadas, produzia vinho para consumo no Rio Grande do Sul. Foi dessa tradição a sua fonte inspiradora no momento de criar a Família Fardo Vinícola, sonho de produzir seu próprio vinho.

Em 2009 a vinícola produziu os primeiros 5,5 mil litros do Bordô e os 7,5 mil de Cabernet Sauvignon. Ao chegar em 2015, a vinícola já conta com seis rótulos à disposição dos apreciadores da bebida. São vinhos frutados, deliciosos, fáceis de degustar. As uvas são de vinhedos do Rio Grande do Sul e Santa Catarina,  porque são as regiões mais propícias para o cultivo da fruta. Mas na área da vinícola em Quatro Barras também há o parreiral. Porém, a uva é de mesa e não uva vinífera.
É bom lembrar que a Família Fardo Vinícola está inserida no roteiro turístico " Sentidos do Campo", do município de Quatro Barras, composto por 20 empreendimentos, mas é o único com o produto" vinho". A visitação é um atrativo a parte. Sim, há degustação dos vinhos com a presença do enólogo Renato Garcia e explanação histórica da vinícola, com os proprietários Justina e Ambrosio Fardo.


O programa termina ao redor de uma mesa farta recheada de pães caseiros, salames, copas e queijos, e, claro, muito vinho. Essa experiência custa R$ 60,00 por pessoa. O tempo para todo o programa leva em média duas horas e meia, e pode ser agendado fone (41) 3672-1693 e (41) 3672-4488.
Fotos Marian Guimarães.


Nenhum comentário:

Postar um comentário