domingo, 30 de setembro de 2012

Massas Gragnano: tradição e classe


Quem esteve recentemente em Curitiba foi o empresário Ciro Moccia, proprietário das Massas Gragnano, de Nápoles (Itália). Ciro veio a convite das importadoras, a paranaense  Porto a Porto e a paulista Casa Flora. Na ocasião, em descontraído happy-hour, apresentou o portfólio dos produtos de sua empresa.

Na cozinha gourmet da importadora Porto a Porto, um grupo seleto de convidados saboreou algumas das massas preparadas pelo chef Marcelo Giachini, da Casa Flora.

Proveniente de uma região conhecida, em todo o mundo, pela tradição de mais de 500 anos em produção de massas de prestígio, a Gragnano elabora seus produtos artesanalmente, por meio de formas de bronze, secagem longa e delicada e em baixa temperatura.

Uma boa pasta depende, essencialmente, da matéria-prima. É assim que as massas Gragnano são preparadas com sêmola de grano duro (trigo da espécie Triticum durum L, de alto teor protéico) de primeira extração e água do Monte Lattari, como um segundo ingrediente base.
Ciro Moccia apresentou a história da evolução da empresa, lembrando que a La Fabbrica Della Pasta di Gragnano é uma das raras empresas italianas que apresentam certificação IGP (Indicação Geográfica Protegida) para elaboração dos produtos na cidade de Gragnano. 

Aqui uma foto de como era feito antigamente a secagem das massas, ou seja, ao ar livre nas ruas da cidade

As massas Gragnano já podem ser encontradas em supermercados e delikatessens em todo o Brasil. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário