segunda-feira, 11 de julho de 2016

Bebendo vinho sem erro


Vinho e comida caminham juntos, afirma o sommelier Vinicius Chupil, do simpático restaurante La Varenne, localizado no Pátio Batel. 

Para esse jovem que veio de Ponta Grossa e iniciou na área gastronômica trabalhando em pizzaria, comer e beber se completam.

A paixão pelo vinho começou muito cedo para Vinicius. Foi no seio da família, onde a bebida era constante na mesa de refeição.

Em Curitiba, depois de 10 anos trabalhando na área gastronômica, cada dia mais e mais aumentava seu interesse pelos vinhos. Buscando sempre informações, participando de palestras, sentiu que precisava de um curso mais técnico. O curso de sommelier do Centro Europeu foi o pontapé inicial para que trilhasse o caminho no qual se identificava.

Integrado na profissão começou a trabalhar no extinto restaurante Edvino, uma referência na enogastronomia curitibana.
Quando o restaurante La Varenne estava para abrir, foi chamado para dar consultoria à carta de vinhos do novo restaurante e treinamento à equipe, e foi o primeiro a guardar os vinhos na adega do futuro restaurante. “Parece premonição” disse sorrindo. É que, quando o Edvino fechou, foi convidado para integrar a equipe do La Varenne. Hoje é o sommelier principal do restaurante.

Sobre a bebida de Baco, Vinicius sinaliza que sua preferência é para a região da Borgonha, sem distinção, tanto tintos como brancos. Dá destaque para uva Pinot Noir “coringa em harmonizações” diz sorrindo.

Sempre pronto dá orientação aos clientes, muitas vezes inseguros na escolha do vinho; ou ainda quando o cliente sabe o vinho que quer mas pede sugestão do prato  “nossa parceria com a cozinha é fundamental”.

E sugestões acertadas, como o jarret de vitela  com risoto de açafrão ao molho rústico, que entrou no cardápio de inverno da casa, com o vinho AN (Anima Negro) grande tinto da região de Mallorca.




A adega do La Varenne possui 252 rótulos, de 25 países. Oferece serviço em taça cuja indicação dos vinhos está inserida na carta. 

E mais, nas quartas-feiras o cliente pode levar o vinho e não é cobrada a rolha.

Fotos Kelly Knelvels e Renata Chede

Nenhum comentário:

Postar um comentário