domingo, 3 de maio de 2015

As mulheres das taças

Como ocorre mensalmente, Confraria Feminina do Vinho de Curitiba reuniu-se  no último dia 28 de abril, sob o comando da confreira Suely Rita Martinez. O encontro, realizado na sala de eventos do restaurante Terra Madre, o tema foi vinhos do Piemonte.
A partir da escolha, iniciamos a degustação às cegas, com o vinho Le Marn Gavi, elaborado 100% com a uva Cortese - safra 2012. No primeiro gole, achei que conhecia este vinho. Lembrou uva Alvarinho/Albarino, pelo leve toque picante ao mesmo tempo sedoso. Mas não era. Pela primeira vez degustei um vinho com a uva Cortese. Agradou. Apresenta grande presença na boca.

Em seguida provamos o Le Madri Roero, safra 2011, elaborado 110% com a uva Arnies, que já teve ameaçada de extinção. Voltou a ser produzida recentemente. Na definição do crítico inglês Hugh Johnson, trata-se de um vinho branco muito bom das cercanias de Alba, concordamos com o crítico inglês. Vinho encorpado, de boa acidez. Na boca, ligeiro amargor. A harmonização foi com uma saborosa e aromática polenta cremosa com vários tipos de cogumelos trufados.
Depois foi a vez do TRE Donne – Nebbiolo, da vinícola da família Lequio, que segue a tradição desde 1850. A particularidade do nome “TRE Donne”, vai para três grandes mulheres da família, Rosanna, Daniela e Antonella, que até podem deixar seu legado de tradição para suas filhas, sem perder o ambiente familiar, nem o nome da vinícola. O vinho oferece uma cor vermelha intensa, estrutura complexa. Combina aroma potente com boa acidez e corpo. Muito gastronômico.  Harmonizou muito bem com o ravióli de cordeiro ao molho funghi porcini. Delicioso.
Encerramos com o aromático Nivole Moscato d´Asri, de bela cor amarela e que acompanhou a sobremesa: Sorvete de coco com baba de moça. Excelente. Parabéns à equipe de pâtisserie do Terra Madre.
Como sempre ocorre em nossos encontros, foi uma verdadeira aula sobre os vinhos do Piemonte. Aprendemos muito sobre as características de cada um dos que foram degustados. Sob a batuta da confreira Sueli Rita Martinez, estavam presentes Sandra Zottis, Marcia Toccafondo, Analzira Carvalho Carneiro, Maria do Carmo Bado, Isa Pudles, Marlene Beck , Eunice Rocha, Sandra Lunedo, Ana Tereza Londres e eu. Sentimos falta da confreira Monica Meira.
Fotos Marcia Toccafondo, Eunice Rocha e Marian Guimarães 

Nenhum comentário:

Postar um comentário