quarta-feira, 11 de julho de 2012

Para não esquecer

Há mais de 4 anos que não vou à França. Mas neste início de semana tive a felicidade de apreciar alguns pratos que remetiam a uma das regiões, a Provence, pela qual sou apaixonada. Provence, onde a paisagem e a luz do sol cria sabores e cores intensas. Região que  inspiraram artistas e escritores, de Van Gogh a Picasso, de Scott Fitzgerald a Pagnol.

Este belíssimo momento vivi no Restaurante Durski.  Degustei pratos executados pelo  badalado chef francês Marc Bayon, mestre da cozinha provençal,  com duas estrelas no Bottin Goumand e também dono da M.O.F (Meileur Ouvrier de France), o mais árduo título a ser obtido no país. Marc Bayon veio a Curitiba a convite do chef Junior Durski.

E mais, para acompanhar as delícias de Marc Bayon a harmonização dos vinhos coube ao incomparável sommelier Jorge Ferlin. Foi perfeita. Do champagne Deutz Brut Rosé ao Château Doisy- Daene Blanc Sec- 2009, seguido do Louis Jadot Puligny-Montachet-2009, Château Fleur Cardinale-2007, Château Doisy-Daene Sauternes-2005, encerrando com o Porto Messias 1966.
Gostei muito do creme de aspargos verdes com ovo mole de codorna,caviar e pedacinhos de salmão defumado. A harmonização foi com a Champagne Deutz Brut Rosé.
Caneloni de caranguejo e camarões com abacate e especiarias, uma agradável surpresa. Este prato foi harmonizado com o elegante e equilibrado Château Doisy-Daene Blanc Sec -2009.
Noisettes de cordeiro ao alho, molho de azeite de oliva, pequenos legumes recheados à provençal.Ótimo. Harmonização com Château Fleur Cardinale- 2007. Um tinto aveludado, macio e charmoso. Excelente concentração. Para beber e não esquecer.

De sobremesas: Mousse de mascarpone com morangos, nougatine e suflê de arroz; e Chocolate Grand Cru à moda do chef, com coulis de framboesa.
Fotos Marian Guimarães.

Nenhum comentário:

Postar um comentário