quinta-feira, 2 de novembro de 2023

A cinquentenária Chandon



Chandon sempre Chandon. Ela acaba de celebrar (26/10) sua história de 50 anos no Brasil elaborando espumantes excepcionais. São cinco décadas de pioneirismo, inovação e compromisso com a sustentabilidade e a sua comunidade. A marca apresenta iniciativas que celebram sua jornada e convida a todos para mergulhar no seu mundo de possibilidades. A CHANDON não está simplesmente no Brasil, ela é do Brasil.

Desde a sua chegada ao Brasil em 1973, foi pioneira em diversas iniciativas que marcaram e desenvolveram a viticultura nacional. Em 1977, lançou seu primeiro espumante, o Chandon Brut. No ano de 1998, a marca se destacou ao tornar-se a primeira vinícola brasileira 100% voltada para a elaboração de espumantes. Neste ano, quando a marca completou 25 anos da sua fundação, lançou o Chandon Passion, um espumante especialmente pensado para agradar o paladar brasileiro, feito com uvas aromáticas Moscato Canelli e Malvasia de Cândia, um toque de Pinot Noir e um blush rosado na cor.

Também para a celebração dos 25 anos, nasceu o Chandon Excellence, a expressão máxima da marca, elaborado com as melhores uvas Chardonnay e Pinot Noir. Este assemblage entra em segunda fermentação e amadurece no mínimo 12 meses em tanques com as leveduras e, depois, 18 meses na garrafa. É um espumante excepcional, equilibrado e complexo.

Em 2000, a CHANDON destacou-se pela aquisição de seu vinhedo próprio em Encruzilhada do Sul, sendo a primeira vinícola nesta região. Esse ano também ficou marcado pela inovação no plantio de uvas, substituindo o tradicional sistema de pérgolas para o moderno sistema de espaldeiras, fazendo com que o ar circulasse livremente evitando manter a umidade e o surgimento de pragas no vinhedo. Em 2001, a marca deu seu primeiro passo em relação à responsabilidade ambiental quando reduziu 100g de vidro de suas garrafas, lançando a garrafa de 775g. Com ela, uma das mais leves garrafas de espumantes do mercado, conseguiu reduzir 200 toneladas de vidro por ano, deixando de emitir 140 toneladas de CO2. Desde 2009, 85% de suas embalagens de transporte e cartuchos são carbono neutro.

Em 2020 a CHANDON recebeu sua primeira certificação com práticas estabelecidas em sustentabilidade, sendo a primeira vinícola de espumantes no Brasil a conquistar o certificado em viticultura sustentável PIUP - Produção Integrada de Uvas para Processamento em seu vinhedo próprio, localizado em Encruzilhada do Sul. Essa certificação foi renovada em 2021, em 2022 e em 2023. Desde 2022, se estendeu à adega de Garibaldi. 

Ao longo desses 50 anos, a CHANDON construiu uma comunidade sólida de parceiros e colaboradores que compartilham a paixão pela marca e a dedicação à alta qualidade. Isso permite que a marca enfrente desafios como oportunidades, por meio de práticas de viticultura sustentável, respeito à biodiversidade e inovações eco-friendly, buscando criar produtos que não apenas encantem os paladares, mas também respeitem a natureza.

Hoje, a Chandon celebra o passado e o presente no Brasil, mas também abre as portas para esse futuro de ainda mais inovação, comprometimento com a comunidade e responsabilidade ambiental. Este é o compromisso da CHANDON e a sua visão para um futuro mais brilhante. - Foto divulgação

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