sexta-feira, 2 de outubro de 2020

20 anos do Seival

 

O ano era 2000, e a Miolo já demonstrava sua maturidade no mundo do vinho ao fincar estacas na Fortaleza do Seival, em Candiota, na Campanha Meridional. Foi o início do processo de expansão da marca que logo viria a ser Miolo Wine Group. É de lá que nasce 1,3 milhão de litros de vinhos todos os anos, fruto do cultivo de 16 variedades de uvas viníferas em 200 hectares de vinhedos próprios em sistema de espaldeira. É o terroir mais diverso da Miolo Wine Group. São 27 rótulos batizados com as marcas Quinta do Seival, Miolo Reserva, Miolo Seleção, Seival by Miolo, Miolo Wild, Miolo Single Vineyard.

A sede de explorar o novo terroir foi o que alimentou a Família Miolo, dando o primeiro passo para a concretização do projeto Terroirs do Brasil, consolidado nos anos seguintes com a Vinícola Terranova, no Vale do São Francisco, e a Almadén, em Santana do Livramento, na Campanha Central. 


Hoje, a Miolo é a única empresa brasileira a elaborar vinhos e espumantes em quatro unidades no país, cada uma com suas particularidades e terroirs diversos. “Ao apostar no Seival, ampliamos nosso portfólio com vinhos de diferentes estilos. A região é mais abrangente e plural em suas características, permitindo que pudéssem0s ser mais ousados e inovadores. Ao comemorar 20 anos de Seival, celebramos a diversidade deste terroir tão único”, destaca o enólogo Adriano Miolo, diretor superintendente da empresa.

 

Muitos não sabem, mas a primeira vinícola registrada no Brasil foi a Quinta do Seival, ainda em 1888. Já naquela época, o bioma Pampa era reconhecido pelo seu terroir excepcional para a elaboração de vinhos finos. Com uma altitude média de 197 metros, solo areno-argiloso de topografia plana, clima quente e sub-úmido e grande amplitude térmica, a Campanha Meridional é uma das regiões mais promissoras para o cultivo de uvas e de onde surgem grandes vinhos. O enoturismo na região cresce a passos largos, sendo mais uma opção para quem aprecia o mundo do vinho e toda cultura que está em seu entorno.

 

A região, mais conhecida como Campanha Gaúcha, ganhou destaque mais tarde, atraindo investimentos como este da Miolo, por exemplo. Este ano, a Associação Vinhos da Campanha, criada há 10 anos, comemora a conquista da Indicação Geográfica (IG), o que é sinônimo de reconhecimento da qualidade e aumento de competitividade para os rótulos lá produzidos. A IG valoriza as peculiaridades da região, originalidades dos produtos nela elaborados. Para isso, as regras são mais específicas tanto em relação a produção da uva com limite por planta e quanto a elaboração dos vinhos.

 

É do Seival que nascem três dos Sete Lendários da Safra 2018, sendo eles: Sesmarias, Quinta do Seival Castas Portuguesas e Quinta do Seival Cabernet Sauvignon, exemplares ícones que mostram o que é possível fazer com as uvas elaboradas no Paralelo 31° Sul - faixa do planeta onde se encontram algumas das melhores regiões vitivinícolas do mundo -, próximo à divisa com o Uruguai. 


O Castas Portuguesas, por exemplo, é o primeiro vinho brasileiro elaborado com as uvas Touriga Nacional e Tinta Roriz. Já o Sesmarias, vinho conceito elaborado pela Miolo, um corte de seis castas - Cabernet Sauvignon, Merlot, Petit Verdot, Tannat, Tempranillo e Touriga Nacional – é um dos ícones nacionais.

 

Também é de lá que vem o Miolo Wild Gamay 2020, sem a adição de sulfitos (SO2) e com levedura selvagem, um vinho 100% vegano e livre de alergênicos, primeiro a exibir no contra rótulo o Selo The Vegan Society. Aliás, todo portfólio da Miolo é vegano. Isso porque a vinícola não usa nenhum coadjuvante de origem animal nos seus produtos, mas de origem mineral.

 

Diante da geografia, que favorece o trabalho no vinhedo, foi no Seival que a Miolo realizou a primeira colheita noturna mecanizada do Brasil, em 2016. Dela surgiu o Miolo Reserva Sauvignon Blanc Colheita Noturna.

 

Fotos: Divulgação Miolo

Nenhum comentário:

Postar um comentário