quarta-feira, 5 de agosto de 2020

Medalha de Ouro para Miolo Reserva Tempranillo 2018

10.041 quilômetros. Esta foi a distância percorrida pelo Miolo Reserva Tempranillo 2018, que saiu de Candiota, na Campanha Meridional do Rio Grande do Sul, cruzou o Oceano Atlântico e chegou em Bordeaux, onde recebeu Medalha de Ouro no Challenge International du Vin, maior e mais antigo concurso internacional de vinhos organizado na França.

Receber uma Medalha de Ouro no país que é considerado o berço do vinho e que hoje tem um consumo per capita com 50 litros por ano, é visto pela Vinícola Miolo como um passaporte renovado para o mundo, mostrando ao Brasil que aqui se faz vinhos tranquilos com qualidade internacional.

A credibilidade do evento, que tem a aprovação da Comunidade Europeia desde 1986, alcançou a marca de mais de 5 mil amostras inscritas por 38 países que são avaliadas por um júri internacional de mais de 800 profissionais, além de consumidores amadores informados.

“Aproveitamos a qualidade da lendária Safra de 2018 para reapresentar a linha Reserva, a mais tradicional da Miolo. Nosso Reserva Tempranillo, um dos nove rótulos que compõem a linha, vem conquistando o consumidor pois segue à risca o conceito da linha, de expressão da capacidade máxima de cada uva”, comemora o enólogo Adriano Miolo, diretor superintendente da vinícola.

A Miolo aposta no cultivo da Tempranillo na Campanha Meridional desde 2005, onde o terroir se mostrou propício para esta variedade que não é tão comum. Em 2011, a empresa lançou o varietal na Linha Reserva, a mais icônica da vinícola, no mercado desde 1990, e que acaba de ser modernizada com um amplo trabalho de evolução que traz mudanças por dentro e por fora. De lá para cá, o Miolo Reserva Tempranillo já pode ser degustado nas Safras 2011, 2013, 2015, 2016, 2017 e agora 2018. Assim, com a solidificação do portfólio, este prêmio só reforça este posicionamento.

O vinho já traz o Selo da The Vegan Society, que certifica o produto como 100% vegano e livre de alergênicos, mais um diferencial da marca que acompanha as tendências de consumo e o novo comportamento dos consumidores, além de atender quem busca um vinho mais elaborado com uma escolha segura na faixa de R$ 50.

O vinho

Este vinho apresenta uma intensidade de cor média alta com tonalidade vermelho rubi, traz aromas frutados, ressaltando frutas vermelhas maduras integradas com carvalho, conferindo ao vinho boa complexidade aromática. É um vinho de boa estrutura com taninos elegantes e persistentes. Ideal ser consumido numa temperatura entre 16º e 18º.

A tanicidade do vinho não é compatível com o amargor das carnes bem passadas, assim como seu teor alcoólico. Desaconselha-se que seja servido com alimentos ácidos ou comidas muito salgadas. A melhor harmonização seria feita com comidas untuosas e suculentas. Assim, é ideal para arroz carreteiro, carne de panela, dobradinha, feijoada carioca, macarrão ao ragu, arroz de frango caipira, frango com quiabo, baião de dois, rodizio de massas, pizzas clássicas e queijos maturados de massa semidura.

Nenhum comentário:

Postar um comentário