quarta-feira, 10 de fevereiro de 2010

O bom papo com vinhos

Como ocorre na terceira terça- feira do mês, a Confraria Feminina do Vinho se reúne. Nesse mês de fevereiro a reunião foi antecipada (9), devido ao carnaval. O encontro aconteceu na Vino! Batel.

Iniciamos com a percepção de aromas. Depois de uma boa e interessante análise olfativa (sempre com a orientação da enóloga Sandra Zottis que também é a nossa presidente) fomos para os vinhos.

O primeiro vinho a degustar foi o sul-africano Gren Carlou, elaborado com uva Syrah, safra 2006. Tanino macio, o aroma lembra frutas vermelhas. Minha pontuação foi a menor entre minhas confreiras – 78 pontos. É um vinho cujo charme vai sendo descoberto aos poucos.

Depois foi a vez do Briso, um top de linha da enóloga Suzana Balbo. Por coincidência minha pontuação também foi de 78 pontos. Antes de servi-lo, o vinho foi decantado por aproximadamente 1 hora. É um varietal que reúne aroma potente e muita classe. Boa acidez e corpo. Safra 2005. No mercado custa cerca de R$ 150.

Em seguida degustamos o Prunotto 2004, um excelente Barolo. O sabor concentrado deixa na boca uma sensação gostosa. Acidez equilibrada. Lembra fruta madura. A presença do carvalho também é marcante. Excelente para acompanhar carnes. É o tipo do vinho que não enjoa.

Encerramos a noite com o argentino Alfa Crux, do Vale do Uco (Mendoza). O vinho foi um presente de nosso amigo Alfredo (outro fanático por vinhos). É um tinto saboroso, fácil de gostar. Aroma frutado, relativamente potente. Na enogastronomia, recomendo para carnes como javali, leitão e até mesmo massas com molhos acentuados. E, cá entre nós, acho que não assusta com um churrasco.

Veja como foi e quem estava lá:A reunião iniciou com o reconhecimento de aromas. Tinha de tudo: abacaxi, maçã verde, menta, baunilha, tangerina, nozes, caramelo, cassiz, banana, e por aí afora. A confreira Marcia Toccafondo sentindo um dos aromas para fazer sua análise.
Depois passamos para os vinhos, a confreira Francisca dos Reis faz seu comentário. Analzira Carneiro e Maria do Carmo aguardam a vez.
Ninguém perde tempo. As observações são precisas.
Monica Meira e Isa Pudles fazem suas análises. Eunice Beck não perde detalhe do rótulo.
Sueli Martinez, Marcia Toccafondo, Ana Teresa Londres, Isa Pudles, Célia Gimenez Mitri, Maria José Martins e Monica Meira.
A enóloga Sandra Zottis, nossa presidente, observa atenta.
Celia Gimenez Mitri não descuida da pontuação.
Sueli faz uma pausa para saborear os petiscosPetiscos tentadores também acompanham as degustações.
Os vinhos selecionados para a noite foram: Glen Carlou, Brioso, Prunetto e Alfa Crux.
A próxima reunião será no dia 16 de março. Até lá.

3 comentários:

  1. Oi Marian,
    Adorei entrar para este grupo. Aprendizado e novas amizades à vista.
    bjs
    Ana

    ResponderExcluir
  2. Olá!
    Esse encontro da confraria parece ter sido bem legal e com bastante conhecimento a agregar para vocês. Se vocês precisarem de alguma dica de vinho para um próximo encontro, nós da Wine teremos prazer em ajudá-las. Temos também o Kit Aromas do Vinho que é bem legal para seus encontros.
    Vou deixar aqui o o endereço do blog da Wine, com dicas de harmonizações e vinhos e para o caso de vc querer entrar em contato: www.sommelierwine.com.br

    Obrigada!

    ResponderExcluir
  3. Oi Ana Teresa, adorei sua participação, ela só vai enriquecer o grupo.

    Olá pessoal da Wine, pode deixar que vamos "abusar". Obrigada pelo carinho e atenção.
    Marian

    ResponderExcluir